
Após, em 2012/2013, ter operado quatro navios a mais que a Royal Caribbean no Brasil, o grupo Costa e a Royal Caribbean terão oferta semelhante em número de leitos nas próximas duas temporadas.
Enquanto a Carnival Corporation, que opera no Brasil com suas subsidiárias Ibero, Costa e AIDA diminuí cada vez mais a oferta já para a temporada 2013/2014, a Royal Caribbean anunciou recentemente que manterá o número de leitos na região para 2014/2015 assim como o fará na próxima temporada com apenas um navio baseado no Brasil. A diminuição na oferta do Grupo Costa/Carnival Corp. criou uma situação bastante curiosa, apesar de trazer somente um navio, a oferta voltada exclusivamente ao mercado brasileiro da Royal Caribbean será semelhante a de todo a Carnival na próxima temporada, já que esta terá somente um navio integralmente dedicado ao Brasil (apesar de este também realizar embarques no mercado argentino em pequena escala).
![]() |
Um dos navios da frota recente da Costa deixando Santos. |
O Splendour, navio da Royal Caribbean que virá ao Brasil é menor e possui capacidade de passageiros inferior a do Costa Fascinosa, que realizará embarques em Santos para o grupo Costa e é um navio mais novo e maior. A semelhança se dá devido ao número de cruzeiros com embarque no Brasil; enquanto a Costa terá uma temporada substancialmente reduzida entre a segunda quinzena de dezembro e o começo de março, com apenas 13 embarques em Santos, o Splendour chegará mais uma vez no início de dezembro, e ficará no país até o final de abril realizando ao todo 23 cruzeiros dedicados ao mercado brasileiro.
Assim, considerando-se apenas navios dedicados ao mercado brasileiro na temporada 2013/2014, a Royal Caribbean oferecerá maior oferta de leitos em comparação com a Costa; no Splendour embarcarão 41,492 passageiros durante toda a temporada brasileira, enquanto no Costa Fascinosa serão 39,200 no período em que o navio ficará baseado em Santos. Entre estas empresas, no entanto, o número total de passageiros embarcados no Brasil, deverá ser ainda mais próximo, já que também inclui-se nesse número, os embarques no Costa Favolosa, que terá uma pequena porcentagem de suas cabines dedicadas a embarques no Rio de Janeiro enquanto opera para o mercado argentino.
![]() |
Navio da MSC que será líder em oferta na América do Sul. |
Por companhias, em números gerais, a MSC será a líder em oferta na América do Sul na próxima temporada, com seus quatro navios embarcando em Santos, Rio de Janeiro e Buenos Aires, seguida pela Pullmantur, que terá três navios com embarques nestes mesmos portos e em Itajaí. Em terceiro lugar ficará a Costa, que apesar de ter dois navios significantemente maiores que os da Pullmantur, os terá por um período curto no Brasil. A quarta colocada estará a Royal Caribbean, com apenas o Splendour realizando embarques em Santos, seguida de perto pela Ibero, que terá apenas um navio na América do Sul, o Grand Celebration, com embarques exclusivamente em Buenos Aires, Argentina. A última colocada no ranking de oferta será a BCR que terá apenas o Orient Queen/Louis Aura, que apesar de realizar cruzeiros com embarque em Recife por um bom período (novembro – abril), tem capacidade para apenas cerca de 1,000 passageiros. Além disso, a AIDA realizará oito embarques na América do Sul, mas estes não são considerados mercado brasileiro por serem dedicados quase exclusivamente aos mercados de língua alemã.