Único navio totalmente destinado ao mercado brasileiro nesta temporada pela Costa Crociere, o Costa Fascinosa está realizando embarques no país desde dezembro. Sua temporada na região, a segunda desde sua inauguração em 2012, vai até março.
|
Lido de popa |
|
Bandeira italiana à popa |
O mais novo navio da frota da Costa, a “amiraglia” da companhia italiana, Costa Fascinosa, continua sua temporada brasileira. Após chegar no Brasil em dezembro, a embarcação já realizou diversos roteiros pelo Brasil e Mercosul. Pela primeira vez na história moderna da companhia, é possível embarcar em Santos para roteiros que visitam o nordeste e também as cidades do Rio da Prata, em um roteiro de duas semanas. Isso é possibilitado pela alternância de roteiros, prevista na programação da atual temporada. Antes, a companhia designava cada navio para um roteiro exclusivo, de forma que em sua estréia no Brasil, o Fascinosa realizou exclusivamente cruzeiros para o prata.
|
Cabine com varanda |
|
Academia |
|
Samsara Spa |
Parte da classe Concordia, o Fascinosa foi inaugurado em maio de 2012, como quinta e última embarcação deste tipo encomendada pela Costa. Seu projeto, no entanto, possui algumas alterações que já tinham estrado no Favolosa um ano antes, e que deixam os dois gêmeos mais novos da classe ligeiramente diferentes dos mais antigos da classe, Serena e Pacifica, e também do Carnival Splendor, parte desta classe mas operado pela Carnival Cruise Lines. Após realizar uma temporada inaugural na Europa, entre maio e novembro, fez sua temporada de inverno inaugural no Brasil, estreando junto a seu gêmeo Favolosa na América do Sul. Realizou roteiros de 9 noites com destino ao Prata e alguns minis, sempre com embarques em Santos e Rio de Janeiro. Alguns dias depois de sua estréia, foi visitado pelo então blog WorldCruises.com, e protagonizou uma edição do especial Impressões, publicada durante o ano passado (clique aqui para ver).
|
Simulador de fórmula 1 |
|
Samsara Spa. |
Navio moderno, com capacidade para quase 4,000 passageiros, o projeto da classe Concordia é baseado no Carnival Destiny, primeiro navio com mais de 100,000 toneladas a ser construído, e inaugurado em 1996. Seus passageiros dispõe, entre outras atrações, de quatro restaurantes, sendo três destes com dois andares, teatro, casino, spa, boate, cafeteria e diversos bares. Além de três piscinas (uma com telhado de vidro retrátil), mais de meia dúzia de jacuzzis, e um toboágua. Possui 114,000 toneladas e 290 metros de comprimento. Seu nome foi escolhido em um concurso promovido pela Costa Crociere em 2009, que deu a oportunidade dos hóspedes e seguidores da empresa escolherem o nome de suas novas embarcações.
Coberta pelo blog WorldCruises.com, a votação registrou quase 50 mil participações. Agentes de viagem sugeriram nomes para os novos gêmeos da frota, que depois foram disponibilizados para votação, aberta ao público geral.
|
Salão de Bailes |
|
Piano Bar Blue Velvet |
|
Teatro Bel Ami |
Sua decoração foi toda elaborada por Joseph Farcus e sua equipe, com a temática do cinema. Farcus, que projetou grande parte da decoração da atual frota da Costa, e já realizou mais de 30 trabalhos para a Carnival Corporation, procura trazer a seus projetos uma atmosfera única. Os ambientes extravagantes, segundo ele, são pensados para serem diferentes de tudo que existe em terra, fazendo assim com que os passageiros sintam-se em um mundo completamente diferente daqueles que costumam conviver em suas vidas comuns. O Fascinosa poderá ser o último navio da frota da companhia a ter um tema definido, já que o Costa Diadema, atualmente em construção e com entrega prevista para outubro deste mês, conforme anunciado pelo próprio Farcus em uma coletiva de imprensa na Itália, não terá um tema principal. Desde 1999, com a inauguração do Costa Atlantica a Costa utiliza desta técnica, tematizar seus novos navios. O Diadema, aliás, terá trabalhos de Farcus, mas será o primeiro navio da companhia em muitos anos a contar também com espaços de outros arquitetos.
|
Para ver mais fotos do interior do Fascinosa, clique aqui. |
O último embarque do Fascinosa no Brasil ocorrerá em 16 de março, quando parte em cruzeiro transatlântico rumo à Veneza, na Itália. Com 22 noites, a viagem transcontinental faz escalas no Rio de Janeiro, Salvador, Maceió, Recife, Funchal, St. Cruz de Tenerife, La Valletta, Corfú, Dubrovnik e Veneza. Uma vez na Europa, embarcará em Veneza para cruzeiros pelo Adriático até dezembro, quando é reposicionado no Mediterrâneo Ocidental, fazendo cruzeiros de 11 noites desde Savona, hub da Costa Crociere na Itália, até pelo menos março de 2015.
|
Restaurante Club Fascinosa |
|
Átrio Amarcord |
Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Pedro Henrique Coelho e Daniel Capella.
Não é beeem totalmente destinado ao mercado brasileiro, tem embarques em Buenos Aires pros Argentinos de 15 dias também…
O navio escalar em Salvador e não embarcar baianos, sendo Secretário de Turismo do Estado, reclamaria.
Eduardo Berbert
Ha sim embarques em Salvador e Buenos Aires, semana passada estive a bordo e haviam muitos Baianos e Argentinos em Transito.
Sim, existe embarque em Buenos Aires, é verdade. Entretanto, o navio é dedicado ao mercado brasileiro, com toda a sua programação e roteiros elaborados para este. O mesmo acontece com o Favolosa, que é dedicado ao mercado argentino mas possui embarques no Rio de Janeiro.
Veja o que os baianos fizeram para estar no navio: Pegaram o avião pra SP,
foram pra Santos, embarcaram no navio e voltaram pra Salvador, daí retornaram de navio pra Santos, voltaram pra SP para pegar o avião para SSA. É muita paixão pela Costa!
Eduardo
Mas alguns passageiros, tanto Baianos quanto Argentinos estão fazendo uma "dobradinha",ou seja 2 cruzeiros consecutivos(14 noites) sem nem precisar pegar Avião, isso mostra que que se algumas empresas fizessem alguns roteiros maiores e diferentes dos atuais teriam público, antigamente isso ocorria.
Amigo(a),
Não tem embarque da Costa em Salvador. A MSC, com o Orchestra, que embarcou poucas saídas desta maneira.
Eduardo
Estive no roteiro de 14 noites do Fascinosa, realmente alguns baianos estão fazendo isso mesmo que já foi citado, indo de avião a Santos e fazendo esse roteiro de 14 noites pra compensar, em conversa com um senhor de Salvador o mesmo disse que todas as empresas abandonaram Salvador e há poucos embarques.
Mudando um pouco de assunto, eu adorei esse roteiro de 14 noites, é muito bom assim, tomara que a Costa continue com esses embarques porque público pra isso ela terá, tanto no BR quanto na ARG, a única coisa estranha é os shows que após chegar do nordeste iniciando o novo cruzeiro para o Prata eles começam a se repetir mas entendemos porque não é um cruzeiro exclusivo das 14 noites, abraço.