
Operando pela Cruise & Maritime Voyages do Reino Unido, o Magellan é o ex-Grand Holiday, da Ibero Cruceros. Recentemente passou por uma pequena remodelação enquanto esteve em doca-seca na Holanda, para passar pela manutenção periódica obrigatória.
Entregue em 1985 pelo estaleiro Aalborg Vaerft, da Dinamarca, o Magellan completou recentemente um período de cinco meses em manutenção em um estaleiro em Amsterdam, na Holanda.
O Magellan é o antigo Holiday, entregue para a Carnival Cruise Lines, e que vinha operando desde 2010 para a Ibero Cruceros, uma das marcas da Carnival Corporation. Após o encerramento da companhia em 2014, o navio foi fretado para a Global Maritime Group Inc, e em março se juntou à frota da Cruise & Maritime Voyages, uma companhia de cruzeiros do Reino Unido, que serve o mercado inglês.
Maior navio da frota da empresa, que opera também outros três navios, o Magellan é também um dos mais novos da frota, que inclui o decano Azores, inaugurado em 1948. O ex-Holiday tem capacidade para cerca de 1,800 passageiros em capacidade máxima, e é gêmeo do Grand Celebration e do Henna, ex-Jubilee. Possui aproximadamente 46,000 toneladas e 222 metros de comprimento.
No estaleiro Damen, onde passou pela manutenção, ocupou a doca-seca 4 por duas semanas, e passou outras três em uma doca molhada. Durante o período em doca-seca, passou por uma inspeção e limpeza do casco, leme e propulsores. Os bote salva-vidas também foram retirados para revisão e possíveis reparos.
Enquanto isso, internamente, as oito unidades do ar condicionado foram revisadas, e os 700 sistemas de vácuo dos banheiros de bordo passaram por uma desinfecção química. Vários canos e tubos também foram renovados, incluindo aqueles que servem a bomba de água do mar, as saídas de ar do tanque de lastro e das linhas de sucção. Outras alterações incluíram reparações do aço do casco e da saia na popa, e revisão da parte externa dos estabilizadores.
Após deixar o estaleiro, o navio realiza uma temporada completa de cruzeiros para o mercado de cruzeiros britânico. Durante a temporada de inverno européia, realizará inclusive um cruzeiro de volta ao mundo, pela primeira vez em sua carreira.
Temporada Inaugural pela CMV
![]() |
Na cidade de Bergen, em um de seus primeiros cruzeiros pela CMV. |
A Cruise & Maritime Voyages anunciou o fretamento do então Grand Holiday em novembro, quando o navio ainda realizava seus últimos roteiros pela Ibero Cruceros (matéria da época neste link). A companhia britânica fretou o navio através do Global Maritime Group, em um contrato de longa duração, com opção de compra após seu cumprimento.
![]() |
Silhuetas da Ibero na área da piscina central. |
Após passar por algumas alterações internas, o navio começou a operar pela companhia em março deste ano. Em uma cerimônia no porto de Tilbury, cidade próxima a Londres, foi batizado pela apresentadora de TV norte-irlandesa Gloria Hunniford. Nos primeiros cruzeiros do navio, chamou a atenção a presença ainda de características típicas da Ibero, como os decalques da silhueta colorida de pessoas na área da piscina.
Esperava-se que a CMV fosse retirar a parte superior da chaminé do navio, assim como ocorreu com outros navios da Carnival Cruise Lines vendidos a operadores externos à Carnival Corporation. Entretanto, a chaminé típica da companhia permaneceu, foi apenas repintada com as cores da CMV.