Com o objetivo de incentivar o turismo nas regiões de Santos, São Sebastião e Ilhabela, a CLIA BRASIL (Cruise Lines International Association) e a Praticagem de São Paulo assinaram, na última quinta-feira (08/12), acordo inédito que prevê uma tabela específica para a remuneração dos serviços de Praticagem para navios de passageiros, com descontos progressivos. Resultado de dois anos de negociação, a nova tabela terá vigência inicial de cinco temporadas. O preço das manobras passa a ser calculado com base no número de leitos e escalas dos navios de cruzeiros: quanto maior for o número de escalas em Santos e São Sebastião, maior será o desconto.
Até agora, os serviços de Praticagem no estado de São Paulo eram remunerados de acordo com tabela negociada com o Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar). O novo acordo proporciona uma redução de até 26% nos preços da temporada 2016/2017. É a primeira vez, no Brasil, que armadores e práticos assinam tabela específica para navios de passageiros.
“Pretendemos, com essa ação, contribuir para atrair mais navios de cruzeiro para os portos de Santos e São Sebastião, estimulando o turismo na região”, observou o presidente da Praticagem de São Paulo, Cláudio Paulino Costa Rodrigues.
“Esse acordo é muito positivo. A Praticagem abriu essa oportunidade de negociação e chegamos a uma tabela customizada para os navios de passageiros, um fato inédito no mundo”, comentou Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil.
Temporada 2016/2017
As embarcações navegarão por 13 destinos no Brasil (Santos, Rio de Janeiro, Búzios, Salvador, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Recife, Maceió, Angra dos Reis, Porto Belo, Cabo Frio, e Fortaleza), e por outros 13 locais em países da América do Sul: Argentina (Buenos Aires, Ushuaia, e Puerto Madryn); Chile (Cabo Horn, Chacabuco, Puerto Montt, Punta Arenas, Valparaiso, Chilean Fjords, e Estreito de Magalhães); Uruguai (Montevidéu e Punta del Este); e Port Stanley (nas Ilhas Malvinas).
Os roteiros terão duração mínima de três noites e máxima de vinte noites. A expectativa da CLIA BRASIL (Cruise Lines International Association) é de que 381.694 cruzeiristas aproveitem 108 roteiros de viagens.