Número de passageiros embarcados em 2016 superou as expectativas da Cruise Lines International Association, a CLIA. Os dados da entidade revelam também que a América do Sul – região onde se encontra o Brasil – recebeu apenas 2,5% do total de cruzeiristas a nível mundial e que nove navios entraram em operação no ano passado. 

Segundo estudo da CLIA (Cruise Lines International Association), a indústria de cruzeiros ultrapassou a projeção de passageiros em 2016, alcançando 24.7 milhões de viajantes, quando estavam previstos números até 24.2 milhões, mundialmente.

O principal destino continua sendo o Caribe que concentrou mais de um terço do total de passageiros de todo o mundo. A Europa completa o top 3, com cruzeiros no Mediterrâneo e em outras regiões.

Já a América do Sul é apenas a sétima colocada, com números bem a baixo dos de anos anteriores. Apenas 2,5% dos cruzeiristas embarcaram na região, que inclui não só o Brasil, mas também a Patagônia e outros destinos. Confira mais detalhes na tabela a baixo.

Para 2017, com base no calendário de lançamento de novos navios, a CLIA está programando outro ano de crescimento para a indústria com uma previsão de 25,8 milhões de passageiros.

Principais destinos dos cruzeiros em 2016:

1. Caribe, com 35% do total de passageiros

2. Mediterrâneo com 18.3%

3. Restante da Europa (sem o Mediterrâneo) com 11.1%

4. Ásia com 9.2%

5. Austrália e Pacífico Sul com 6.1%

6. Alaska com 4.2%

7. América do Sul com 2.5%

O mercado que mais cresceu em 2016 foi o asiático, que saltou 38% na comparação com 2015. O padrão de operação local, com navios grandes operando roteiros curtos, contribui para a alta capacidade de passageiros e também para o crescimento do segmento de cruzeiros como um todo.

Novos Navios

AIDAprima, um dos novos navios de 2016

Em 2016, a frota das associadas da CLIA atingiu um total de 458 navios, incluindo 9 novas embarcações, inauguradas durante o ano.

Os novos navios representaram um acréscimo de 28,000 leitos à frota mundial, sendo o maior deles o Harmony of the Seas, da Royal Caribbean International. A Royal Caribbean foi também a companhia que mais cresceu, com o acréscimo de dois navios, o Harmony e o Ovation of the Seas.

Confira a tabela com todos os navios que entraram em operação em 2016:

1. AIDAprima (AIDA Cruises)

2. Carnival Vista (Carnival Cruise Line)

3. Koningsdam (Holland America Line)

4. Seven Seas Explorer (Regent Seven Seas)

5. Harmony of the Seas (Royal Caribbean International)

6. Ovation of the Seas (Royal Caribbean International)

7. Seabourn Encore (Seabourn Cruise Line)

8. Genting Dream (Dream Cruises)

9. Mein Schiff 5 (TUI Cruises)

Texto (©) Copyright Daniel Capella com info de Abremar e CLIA | Imagens (©) Copyright Daniel Capella.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *