Baseada na Argentina, uma nova companhia de cruzeiros quer ganhar os mares. Com um site já online e toda uma programação de itinerários elaborada, a Alteza Cruises promete cruzeiros all-inclusive a partir do porto de Buenos Aires durante o ano todo. No Brasil, os itinerários incluem paradas em Ilhabela, Porto Belo, Florianópolis, Balneário Camboriú e Rio de Janeiro!
Na Argentina, uma nova cruise line parece estar pronta para iniciar suas operações. Apresentada no Ministério de Transporte e Turismo Argentino, a Alteza Cruises é a primeira companhia de cruzeiros de capital 100% argentino, e pretende começar a operar já no final deste ano.
Segundo veículos argentinos, a empresa surgiu coma ideia de iniciar uma companhia de cruzeiros fluviais. Entretanto, devido à legislação argentina, foi necessário repensar a iniciativa. Daí surgiu o projeto operar como uma companhia de cruzeiros tradicionais, mas priorizando destinos argentinos.
Formada por empresários e investidores argentinos, a Alteza é uma sociedade anônima, e está associada a um estaleiro estrangeiro. Segundo o Reportur.com.ar, alguns dos co-fundadores estão diretamente relacionados com um grupo hoteleiro norueguês.
A empresa afirma ter fretado o Med Queen, antigo Orient Queen II, do grupo libanês Abou Mehri. Com capacidade para cerca de 300 passageiros, o navio operará no sistema tudo-incluído, disponibilizando a seus passageiros todas as refeições e também bebidas ilimitadas. A Alteza ainda promete que seus passageiros poderão realizar gratuitamente uma excursão, no caso de roteiros com mais de 7 noites.
Construído na Espanha no final dos anos 80, o Med Queen chegou a operar no Brasil há alguns anos, também em sistema de fretamento. Na época, a brasileira BCR fechou contrato com os proprietários para a realização de uma temporada no Nordeste, com cruzeiros partindo de Recife rumo a Fernando de Noronha.
Os planos dos brasileiros, no entanto, foram frustrados pouco depois do começo da temporada, após desentendimentos com os libaneses sobre o nível do serviço a bordo.
Antes, o navio já havia escalado o Brasil várias vezes, como Vistamar. Operado em cruzeiros de expedição para a alemã Plantours & Partners, costumava passar por diversos portos brasileiros, incluindo os do Rio Amazonas.
Agora, a Alteza pretende operar a embarcação durante todo o ano, incluindo no inverno local. O plano é realizar cruzeiros a partir do porto de Buenos Aires, com roteiros que visitam o sul do Brasil, a Patagônia e as principais cidades do Rio da Prata (incluindo Mar del Plata, distante dos roteiros de cruzeiros há décadas).
Os itinerários – que incluem também alguns embarques na cidade argentina de Ushuaia – já foram elaborados, e estão disponíveis no site da companhia, que também já está no ar. Para ver, clique aqui.
O primeiro roteiro ofertado pela companhia é a travessia atlântica rumo a Argentina, que parte da Europa no final de novembro. Após partir de Lisboa no dia 30, o navio escala Cádiz (Espanha) e o Funchal (Madeira).
Roteiros passam pelo Brasil
As próximas escalas são em cidades brasileiras: Recife no dia 10 de dezembro; Rio de Janeiro no dia 14; e Ilhabela no dia 15.
A partir daí, roteiros regulares estão previstos até março de 2019. Com duração que varia entre 3 e 12 noites, os cruzeiros navegam principalmente para o Brasil e para a Patagônia. São sete itinerários diferentes, incluindo vários mini-cruzeiros para a própria Argentina e para o Uruguai. Destaque para escalas no balneário argentino de Mar del Plata, que não recebe cruzeiros regularmente desde os anos 90.
Outro itinerário é o que visita o litoral argentino. Em cerca de 10 noites, a viagem parte de Buenos Aires rumo a Puerto Madryn, na Patagônia, e também Mar del Plata. Em ambas, o navio permanece uma noite atracado no porto. Antes de retornar a Buenos Aires, ainda visita Montevideo e Punta del Este, no Uruguai.
O maior destaque são os roteiros rumo ao Brasil, com duração que varia entre 9 e 11 noites. Após partir de Buenos Aires, os itinerários visitam Punta del Este antes de chegar em águas nacionais. Por aqui, visitam destinos incomuns nos roteiros nacionais: Balneário Camboriú e Porto Belo, e Florianópolis.
A companhia prevê diversas paradas no em um píer na praia de Canasvieiras, na capital catarinense. Sem receber cruzeiros há vários anos, Florianópolis chegou a considerar um projeto para modernizar e melhorar a estrutura deste píer e atrair novamente os navios. Os planos foram divulgados em 2015, mas desde então não há novidades.
No Réveillon e no Carnaval, o Med Queen navegará novamente rumo ao Brasil, escalando o Rio de Janeiro (com parada em Copacabana para a queima de fogos), e em Ilhabela.
O navio ainda realizará alguns cruzeiros rumo a Antártica a partir do porto de Ushuaia, no extremo sul da Argentina.
A programação inclui diversos cruzeiros temáticos, como o do vinho, de moda, gastronomia, tango e mais. Também estão disponíveis cruzeiros para observação de baleias, para solteiros e para o público LGBT.
Texto (©) Copyright Daniel Capella | Imagens (©) Copyright Gilmar Leal, Alteza Cruises, Milvo Rossarola e Daniel Capella.