Alteza Cruises: companhia de cruzeiros argentina?

0

Baseada na Argentina, uma nova companhia de cruzeiros quer ganhar os mares. Com um site já online e toda uma programação de itinerários elaborada, a Alteza Cruises promete cruzeiros all-inclusive a partir do porto de Buenos Aires durante o ano todo. No Brasil, os itinerários incluem paradas em Ilhabela, Porto Belo, Florianópolis, Balneário Camboriú e Rio de Janeiro!

Na Argentina, uma nova cruise line parece estar pronta para iniciar suas operações. Apresentada no Ministério de Transporte e Turismo Argentino, a Alteza Cruises é a primeira companhia de cruzeiros de capital 100% argentino, e pretende começar a operar já no final deste ano.

Segundo veículos argentinos, a empresa surgiu coma ideia de iniciar uma companhia de cruzeiros fluviais. Entretanto, devido à legislação argentina, foi necessário repensar a iniciativa. Daí surgiu o projeto operar como uma companhia de cruzeiros tradicionais, mas priorizando destinos argentinos.

Formada por empresários e investidores argentinos, a Alteza é uma sociedade anônima, e está associada a um estaleiro estrangeiro. Segundo o Reportur.com.ar, alguns dos co-fundadores estão diretamente relacionados com um grupo hoteleiro norueguês.

A empresa afirma ter fretado o Med Queen, antigo Orient Queen II, do grupo libanês Abou Mehri. Com capacidade para cerca de 300 passageiros, o navio operará no sistema tudo-incluído, disponibilizando a seus passageiros todas as refeições e também bebidas ilimitadas. A Alteza ainda promete que seus passageiros poderão realizar gratuitamente uma excursão, no caso de roteiros com mais de 7 noites.

Construído na Espanha no final dos anos 80, o Med Queen chegou a operar no Brasil há alguns anos, também em sistema de fretamento. Na época, a brasileira BCR fechou contrato com os proprietários para a realização de uma temporada no Nordeste, com cruzeiros partindo de Recife rumo a Fernando de Noronha.

Os planos dos brasileiros, no entanto, foram frustrados pouco depois do começo da temporada, após desentendimentos com os libaneses sobre o nível do serviço a bordo.

Antes, o navio já havia escalado o Brasil várias vezes, como Vistamar. Operado em cruzeiros de expedição para a alemã Plantours & Partners, costumava passar por diversos portos brasileiros, incluindo os do Rio Amazonas.

Agora, a Alteza pretende operar a embarcação durante todo o ano, incluindo no inverno local. O plano é realizar cruzeiros a partir do porto de Buenos Aires, com roteiros que visitam o sul do Brasil, a Patagônia e as principais cidades do Rio da Prata (incluindo Mar del Plata, distante dos roteiros de cruzeiros há décadas).

Os itinerários – que incluem também alguns embarques na cidade argentina de Ushuaia – já foram elaborados, e estão disponíveis no site da companhia, que também já está no ar. Para ver, clique aqui.

O primeiro roteiro ofertado pela companhia é a travessia atlântica rumo a Argentina, que parte da Europa no final de novembro. Após partir de Lisboa no dia 30, o navio escala Cádiz (Espanha) e o Funchal (Madeira).

Roteiros passam pelo Brasil

 As próximas escalas são em cidades brasileiras: Recife no dia 10 de dezembro; Rio de Janeiro no dia 14; e Ilhabela no dia 15.

A partir daí, roteiros regulares estão previstos até março de 2019. Com duração que varia entre 3 e 12 noites, os cruzeiros navegam principalmente para o Brasil e para a Patagônia. São sete itinerários diferentes, incluindo vários mini-cruzeiros para a própria Argentina e para o Uruguai. Destaque para escalas no balneário argentino de Mar del Plata, que não recebe cruzeiros regularmente desde os anos 90.

Outro itinerário é o que visita o litoral argentino. Em cerca de 10 noites, a viagem parte de Buenos Aires rumo a Puerto Madryn, na Patagônia, e também Mar del Plata. Em ambas, o navio permanece uma noite atracado no porto. Antes de retornar a Buenos Aires, ainda visita Montevideo e Punta del Este, no Uruguai.

O maior destaque são os roteiros rumo ao Brasil, com duração que varia entre 9 e 11 noites. Após partir de Buenos Aires, os itinerários visitam Punta del Este antes de chegar em águas nacionais. Por aqui, visitam destinos incomuns nos roteiros nacionais: Balneário Camboriú e Porto Belo, e Florianópolis.

A companhia prevê diversas paradas no em um píer na praia de Canasvieiras, na capital catarinense. Sem receber cruzeiros há vários anos, Florianópolis chegou a considerar um projeto para modernizar e melhorar a estrutura deste píer e atrair novamente os navios. Os planos foram divulgados em 2015, mas desde então não há novidades.

Balneário Camboriú, que estreou nos roteiros dos cruzeiros em março, com escala do MSC Preziosa

No Réveillon e no Carnaval, o Med Queen navegará novamente rumo ao Brasil, escalando o Rio de Janeiro (com parada em Copacabana para a queima de fogos), e em Ilhabela.

O navio ainda realizará alguns cruzeiros rumo a Antártica a partir do porto de Ushuaia, no extremo sul da Argentina.

A programação inclui diversos cruzeiros temáticos, como o do vinho, de moda, gastronomia, tango e mais. Também estão disponíveis cruzeiros para observação de baleias, para solteiros e para o público LGBT.

Texto (©) Copyright Daniel Capella | Imagens (©) Copyright Gilmar Leal, Alteza Cruises, Milvo Rossarola e Daniel Capella.

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui