Os planos da MSC Crociere para a temporada 2018/2019 mudaram. De acordo com os sites internacionais da companhia italiana, o MSC Fantasia irá se juntar à frota sul-americana, que ainda terá MSC Seaview, MSC Poesia e MSC Orchestra.
O navio original da classe Fantasia deve realizar os roteiros a partir do porto do Rio de Janeiro, que antes estavam previstos para o MSC Sinfonia. Significantemente menor, o Sinfonia é parte da classe Lirica, e agora deve navegar no Mediterrâneo, durante o inverno local.
Enquanto isso, o Fantasia chega ao Brasil no final de novembro, após travessia atlântica iniciada em Gênova, na Itália, no dia 4 deste mês. A chegada no Rio de Janeiro está marcada para o dia 22, após 19 noites de viagem. Será a segunda temporada nacional do navio, que estreou no país em 2012/2013.
A volta para a Europa irá acontecer em março. A travessia de retorno no gêmeo do MSC Preziosa começa no dia 15, no Rio. O destino é o porto de Hamburgo, na Alemanha, onde o navio chega após 19 noites.
Os roteiros detalhados da temporada brasileira ainda não foram revelados, mas devem incluir cruzeiros alternados para o Prata e o Nordeste e também mini-cruzeiros. Existe a possibilidade de que algumas das viagens curtas partam também do porto de Santos, como já ocorreu em outras temporadas.
Os itinerários definitivos – e a abertura de reservas para eles – devem acontecer até o fim deste ano.
Aumento da oferta
O MSC Fantasia foi inaugurado em 2008, e é o primeiro de quatro navios da classe que leva seu nome. Construído na França, tem capacidade para mais de 4,000 passageiros em cerca de 140 mil toneladas. Em 2012/2013, fez sua estréia no Brasil, partindo do porto de Santos para roteiros rumo ao Nordeste.
O MSC Sinfonia, por outro lado, foi inaugurado em 2002, para a Festival Cruises. Comprado pela MSC Crociere em 2004, tem capacidade para pouco mais de 2,650 passageiros. Renovado e ampliado em 2015, tem 65 mil toneladas e é gêmeo do MSC Armonia.
Sua última temporada brasileira foi a 2008/2009, quando realizou cruzeiros a partir do próprio porto do Rio de Janeiro.
A sua substituição pelo Sinfonia significa um aumento ainda maior da oferta da companhia no país. Isso porque o número de leitos da companhia no país será ampliado também com a vinda do MSC Seaview, mais novo navio da classe Seaside, que será inaugurado em 2018.
Após estrear no Mediterrâneo em junho, o navio de 150 mil toneladas cruza o Atlântico rumo a Santos. Da cidade paulista, realiza roteiros rumo ao Nordeste e mini-cruzeiros, em substituição ao MSC Preziosa.
Para saber mais sobre o restante dos roteiros da temporada 2018/2019, clique aqui.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella
Top!!!
Fantasia foi minha primeira experiência no Yatch Club, simplesmente maravilhoso…