
Ilhabela passou, nesta semana, a ter um porto completamente regularizado para a recepção de cruzeiros marítimos. A aprovação da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) foi unanime, três votos a zero, elevando o patamar turístico do único município-arquipélago brasileiro.
O prefeito Márcio Tenório, juntamente com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo vinha, há meses, buscando adequar o porto ilhéu aos critérios exigidos pelo órgão que rege as normas de cruzeiros. Para isso, precisou entregar protocolos de intenção e documentações.
A votação favorável realizada no último dia 6 e resultará em licença, que, de acordo com a prefeitura de Ilhabela, representa reconhecimento do município enquanto destino oficial nacional de cruzeiros. Com esse documento, não haverá mais risco de interdição, multa ou quaisquer intervenções legais.
“Agora somos um porto organizado, temos habilitação para receber oficialmente navios de cruzeiro. Tudo isso graças ao trabalho feito em parceria com a CLIA Brasil (Associação Internacional dos Cruzeiros Marítimos)”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini.
Temporada de cruzeiros
Em poucas semanas Ilhabela receberá o primeiro cruzeiro da temporada 2018/2019. O lançamento. Durante a estação, o município receberá cerca de 70 escalas. A temporada irá se extender entre dezembro e março. O destaque é o MSC Seaview, o maior navio a passar pela costa brasileira na atualidade.
De acordo com a prefeitura, o número de escalas de 2018/2019 é maior que o dos últimos três anos. Ainda de acordo com a administração municipal, o número é consequência da participação massiva em eventos, fóruns e reuniões do mercado marítimo, além da divulgação do arquipélago enquanto destino ideal.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagem (©) Copyright Ilhabela