Coronavírus: Westerdam encontra porto para atracar; World Dream é liberado de quarentena

0

Em alto-mar desde o último dia 5, o Westerdam irá atracar na Tailândia na próxima quinta-feira (13/2). A escala foi autorizada pelas autoridades locais e servirá para os passageiros que estão atualmente a bordo possam desembarcar. 

Originalmente, o navio deveria encerrar o cruzeiro em Shanghai, no dia 15. Com o porto chinês fechado, o ponto final da viagem havia sido mudado para Yokohama, no Japão.

O recente caso de contaminação com o Diamond Princess, no entanto, também cancelou este plano. O navio da Princess Cruises está em quarentena no porto japonês e registrou mais de 130 casos do coronavírus a bordo desde o começo do mês. 

Após partir de Hong Kong no dia 1, o navio da Holland America Line foi recusado em vários portos asiáticos. Além de Yokohama e Shanghai, o navio não pode atracar nas Filipinas, Vietnã, Coréia do Sul, Taiwan e Guam, assim como em outros portos japoneses.

Enquanto alguns destes países – como Taiwan e Japão – fecharam totalmente seus portos para os cruzeiros, outros apenas preferiram não receber o navio devido a sua recente passagem por Hong Kong.  

Quando chegar em Laem Chabang, porto próximo a Bangkok – a capital tailandesa, o Westerdam desembarcará todos os seus passageiros e encerrará o cruzeiro atual. 

Desde que partiu de Hong Kong há 9 dias, o navio só realizou uma escala.no porto de Kaohsiung, em Taiwan. No mesmo dia, o país decidiu fechar suas fronteiras para cruzeiros, inviabilizando novas escalas. 

Confira reportagem completa sobre a saga do navio neste link. 

Após ser recusado por vários países, Westerdam busca porto para desembarcar passageiros

Cruzeiro cancelado e reembolso

Com o anúncio da autorização de escala na Tailândia, a Holland America voltou a afirmar que não existe suspeita de coronavírus a bordo. No total, o navio transporte 1,455 passageiros e 802 tripulantes. 

Os hóspedes a bordo podem usar a internet e os telefones gratuitamente, e ainda receberão reembolso do valor pago pelo cruzeiro. A companhia também irá oferecer 100% de desconto em cruzeiros futuros para estes hóspedes. 

O cruzeiro que partiria no dia 15, no entanto, já havia sido cancelado anteriormente. Apesar das restrições de portos na Ásia e dos problemas na viagem atual, a Holland America ainda não decidiu o que irá fazer com o restante da programação do navio na região. 

Os cruzeiros que partiriam após o dia 15 estão sob análise, afirmou a companhia. 

Em Hong Kong, World Dream é liberado de quarentena 

Também afetado pelo coronavírus, o World Dream foi liberado de sua quarentena. O departamento de saúde de Hong Kong, onde o navio estava atracado desde o dia 5, afirmou que não foram registrados casos do novo vírus a bordo. 

Com a suspeita, mais de 1,800 exames foram feitos nos passageiros e tripulantes, mas nenhum apontou a presença do corona. Assim, todos foram autorizados a desembarcar no último domingo. 

O World Dream, no entanto, não voltará a operar. De acordo com a Dream Cruises, responsável pelo navio, o navio ficará fora de serviço por tempo indeterminado.  

O navio havia entrado em quarentena após passageiros que desembarcaram na China no dia 24 terem tido o vírus confirmado. A tripulação que esteve em contato direto com os hóspedes esteve sob risco de contaminação. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Roger Wollstadt e Meyer Werft

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui