A Tailândia voltou atrás e não irá receber o Westerdam nesta quinta-feira(13/2). O país asiático havia concordado em receber o desembarque dos passageiros do navio da Holland America Line após outros 6 países recusarem a operação.
O caso está relacionado com o surto do coronavírus, que está extinguindo a atividade de cruzeiros no Extremo Oriente. A Holland America, no entanto, afirma que não há casos suspeitos nem quarentena de passageiros ou tripulantes a bordo.
“Nós também recebemos uma carta do Instituto Nacional para Saúde Pública e Meio Ambiente da Holanda afirmando que eles tem total confiança em nossos informes médicos e na qualidade da equipe e serviços médicos do Westerdam”, também disse a companhia.
Apesar disso, o navio não conseguiu atracar nas Filipinas, Vietnã, Coréia do Sul, Taiwan, Japão, Tailândia e Guam, bem como na China. Este último, estava no roteiro original e já havia sido descartada pela Holland America anteriormente. Os outros países optaram por não receber o navio, devido ao medo do coronavírus.
Entenda a jornada do navio da Holland America Line:
Após ser recusado por vários países, Westerdam busca porto para desembarcar passageiros
Desembarque durará vários dias
Uma vez atracado em Sihanoukville, no Cambodia, o Westerdam irá encerrar seu cruzeiro atual, que começou em Hong Kong no dia 1 de fevereiro. O navio permanecerá atracado por vários dias para o desembarque dos hóspedes.
De acordo com a HAL, enquanto não deixar o navio em definitivo, o passageiro poderá desembarcar para realizar passeios na cidade.
Em grupos pequenos, devido as restrições locais, os hóspedes serão levados de voos fretados para Phnom Penh, de onde seguirão para suas casas. A Holland America Line irá organizar e pagar os voos para os países de origem dos passageiros, além de oferecer reembolso do valor total do cruzeiro e de crédito de 100% para uma viagem futura.
O cruzeiro que começaria no dia 15 de fevereiro em Yokohama, Japão, foi cancelado. O restante da temporada do navio na Ásia está sob discussão. Nenhuma viagem a partir do dia 29 de fevereiro foi cancelada até o momento, enquanto a Holland America busca alternativas de portos e itinerários. Detalhes devem ser liberados nos próximos dias.
No momento, o Westerdam conta com 1,455 passageiros e 802 tripulantes a bordo.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagem (©) Copyright Holland America