Dois navios da Holland America Line (HAL) irão se encontrar em alto-mar para entrega de suprimentos e exames de COVID-19, além de novos funcionários.
Em navegação desde que deixou o Chile no último dia 14, o Zaandam receberá os materiais e pessoas do Rotterdam. As embarcações devem se encontrar em alto-mar, na Costa Pacífica da América Central, nesta quinta-feira.
Finalizando seu último cruzeiro antes da suspensão voluntária de operações, o Zaandam segue com 1,243 passageiros a bordo. Destes 13, inclusive, contam com sintomas similares ao do novo coronavírus. Além deles, 29 dos 586 tripulantes do navio também estão com sintomas.
Já o Rotterdam conta com apenas 611 tripulantes a bordo e já não está operando comercialmente. Na tarde do dia 22, o navio partiu de Puerto Vallarta, no México, em direção ao Zaandam. Os navios devem trocar os suprimentos na noite do dia 26, próximo à costa do Panamá.
Após receber o material e as pessoas, o Zaandam deve seguir para Fort Lauderdale, na Flórida. Nos EUA, onde está situada a sede da Holland America Line, o navio deve conseguir desembarcar e repatriar seus passageiros a partir do próximo dia 30.
A operação, no entanto, ainda não está confirmada até o momento e opções alternativas estão sendo desenvolvidas.
Cruzeiro começou no dia 7, em Buenos Aires
Em temporada pela América do Sul desde o final do ano passado, o Zaandam começou seu cruzeiro em Buenos Aires, na Argentina, no último dia 7. A viagem de cerca de duas semanas deveria ter acabo em San Antonio, no Chile, no dia 21 de março.
No dia 13, no entanto, a Holland America tomou a decisão voluntária de suspender suas operações devido ao surto mundial do novo coronavírus. Na ocasião, a companhia organizou uma chegada a San Antonio adiantada, inclusive planejando voos para levar seus passageiros de volta a suas casas.
O governo chileno, porém, não autorizou desembarque dos passageiros, permitindo apenas que o navio fundeasse para abastecer e embarcar comida e medicamentos.
Cruzeiros param em todo mundo: companhias pausam toda operação por conta da COVID-19
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella