A Costa Cruzeiros planeja reiniciar suas operações na Itália já no dia 6 de setembro de 2020. A retomada foi posibilitada por autorização do governo italiano aos cruzeiros no país e pelo novo protocolo de segurança da companhia, divulgado na semana passada.
O retorno das operações será gradual, com número crescente de cruzeiros e navios. O primeiro a ser reativado será o Costa Deliziosa. O navio parte no próximo dia 6, oferecendo roteiros de uma semana pelo Mediterrâneo Oriental. Partindo de Trieste aos domingos, o Deliziosa visitará portos na Grécia, além da própria Itália.
A partir de 19 de setembro, o Costa Diadema também volta a navegar. Um dos maiores navios da frota, a embarcação fará viagens 7 noites partindo de Gênova, com passagem por portos na Itália e em Malta.
Mais detalhes dos roteiros do Deliziosa e do Diadema serão anunciados nos próximos dias.
Retorno seguro e mais cancelamentos
Para viabilizar o retorno seguro, a Costa afirma estar trabalhando com as autoridades locais e com os destinos. O objetivo da companhia é garantir uma operação responsável, harmoniosa e bem organizada. Além das autoridades e da própria Costa, estão envolvidas instituições locais, autoridades de saúde, portos e terminais e a RINA.
Devido ao retorno gradual de sua frota, a Costa também estendeu a parada de suas operações globais até 30 de setembro deste ano. As únicas exceções são as saídas do Costa Deliziosa previstas para 6, 13, 20, 27 de setembro e a do Costa Diadema de 19 de setembro.
Em comunicado, a companhia afirmou já estar em contato as agências de viagens e os clientes afetados pelas alterações. Os passageiros terão a opção de optar por alternativas de acordo com a legislação aplicável.
Na mensagem à imprensa, a Costa também reafirmou sua ‘prioridade em garantir a segurança e a saúde dos hóspedes, tripulantes e residentes das comunidades locais’ na retomada.
Com a retomada gradual, toda a frota irá usar o Protocolo de Segurança Costa, que conta com medidas e procedimentos de saúde e higiene projetadas especificamente para garantir experiência de férias com máxima segurança.
O novo regramento foi desenvolvido por um painel de especialistas independentes em Saúde Pública, coordenados pela V.I.H.T.A.L.I., braço da Universidade Católica de Roma.
Para ler mais sobre o novo protocolo de saúde da Costa, clique aqui ou na miniatura a seguir.
Protocolo de Segurança Costa tem uso de máscara obrigatório e novos filtros de ar
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Costa) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Costa