MSC obtém autorização e volta a navegar na Europa no dia 16

1
MSC Magnifica será o segundo navio a voltar a navegar, com roteiro para a Grécia

A MSC Cruzeiros anunciou hoje que irá retomar operações em 16 de agosto. Com um novo protocolo de saúde e segurança, a companhia aguardava posicionamento do governo italiano para voltar a navegar.

Agora, com a autorização oficializada, a companhia confirmou que realizará seu primeiro cruzeiro pós pandemia com o MSC Grandiosa, já no dia 16 deste mês. No dia 29, é a vez do MSC Magnifica voltar a navegar comercialmente. Os navios oferecerão cruzeiros de 7 noites, com visita a 5 portos diferentes e ‘experiência completa de férias’, de acordo com a MSC. 

O Grandiosa navegará no Mediterrâneo Ocidental, com roteiros semanais que visitam os portos italianos de Gênova, Civitavecchia, Nápoles e Palermo, bem como Valeta, em Malta.

Já o Magnifica oferecerá cruzeiros de sete noites no Mediterrâneo Oriental, partindo dos portos italianos de Bari e Trieste. O cruzeiro inclui escala nos portos gregos de Corfu, Katakolon e Pireu.

Panorama de Gênova, vista a partir de um navio da MSC

Os dois navios serão os primeiros a usar os novos padrões de saúde e segurança, da companhia. Além da Itália, o novo regramento também foi aprovado pelas autoridades nacionais dos países em que os navios farão escalas.

De acordo com a companhia, o novo protocolo operacional foi projetado para proteger a saúde e a segurança dos hóspedes, tripulantes e das comunidades que os navios visitam, indo além das diretrizes fornecidas pelos principais órgãos reguladores e técnicos.

O regramento foi aprovado também pela RINA, empresa independente de certificação marítima, verificou a adequação às orientações da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), órgão que incorpora padrões de saúde adicionais, incluindo os da EU Healthy Gateways Joint Action.

Confira mais detalhes do regulamento no link a seguir: 

MSC quer dois navios no Mediterrâneo e nova experiência a bordo

Outros itinerários cancelados, passageiros reacomodados nas novas rotas

Como preparação para a retomada, a MSC cancelou hoje todos os outros cruzeiros no Mediterrâneo que começariam entre 16 de agosto e 31 de outubro. Quem tinha reserva nessas viagens, e reside em países do Espaço Schengen, terá a oportunidade de transferir sua viagem para os novos cruzeiros a bordo do MSC Grandiosa e do MSC Magnifica.

Os moradores da região, que inclui boa parte da União Européia, serão os primeiros a voltar navegar. Com as reservas transferidas, estes hóspedes terão até três excursões em terra inclusas, dependendo da categoria que reservaram. 

A inclusão ocorre por conta de uma restrição do novo regulamento da companhia, que, em primeiro momento, permite desembarque nas escalas apenas em excursões MSC

Caso optem por adiar suas férias, poderão receber um Crédito para Cruzeiro Futuro (FCC). A carta, com o valor originalmente pago pela viagem, poderá ser usada em qualquer navio, em qualquer itinerário da frota da MSC Cruzeiros, até dezembro de 2021.

Passageiros do Espaço Schengen, que já tinham tido cruzeiros cancelados anteriormente e possuam, portanto, uma Carta de Crédito para Cruzeiro Futuro, também podem usá-la nesses dois navios. Da mesma forma, receberão até três excursões em terra, dependendo da categoria de cabine reservada.

Como os cruzeiros não serão abertos a hóspedes de outras regiões, quem não reside no Espaço Schengen e teve seu cruzeiro cancelado não poderá embarcar no Grandiosa ou no Magnifica. Em vez disso, este passageiro receberá automaticamente o Crédito para Cruzeiro Futuro.

O documento poderá ser usado para transferir a reserva, sem nenhum custo. O passageiro poderá eleger para sua nova reserva qualquer navio, em qualquer itinerário da frota da MSC Cruzeiros, com saída até dezembro de 2021.

De acordo com a MSC, a restrição para passageiros de fora da área Schengen está relacionada a imposição do governo italiano. 

Cruzeiros cancelados nos EUA e na Ásia

MSC Armonia tinha roteiros a partir dos EUA agendados para os próximos meses

Além dos roteiros no Mediterrâneo, a MSC cancelou cruzeiros na Ásia e nos EUA, citando regras e recomendações locais. 

Todos os cruzeiros que partiriam dos EUA até o dia 31 de outubro não serão mais realizados. O cancelamento está alinhado com anúncio da CLIA, que agora pretende retomar cruzeiros na América do Norte em 1 de novembro, em extensão voluntária da paralisação de sua operação.

“Essa ação proativa demonstra ainda mais o compromisso da indústria de cruzeiros com a saúde pública e a disposição em suspender voluntariamente as operações com interesse na saúde pública e na segurança, como ocorreu duas vezes antes”, disse o órgão, que une as maiores companhias do mundo. 

Já a MSC afirmou que ‘retomará as operações nos EUA apenas na hora certa, após a aprovação do CDC – Centers for Disease Control and Prevention, e de outras autoridades competentes da região’.

A companhia também cancelou os cruzeiros no Extremo Oriente de 10 de setembro até e incluindo 26 de outubro. As viagens aconteceriam a bordo do MSC Bellissima

Mais navios no Mediterrâneo e outros destinos

A MSC também afirmou que, além dos itinerários anunciados hoje, também pode passar a oferecer outras opções ainda no verão europeu de 2020. “Estamos acompanhando a evolução da pandemia e a introdução gradual de outros navios entrando em serviço é possível”, disse a companhia.

Além disso, a MSC confirmou todos os detalhes dos programas, que vão do final de outubro deste ano até novembro de 2021, cobrindo a temporada 2020/2021 e a temporada de verão do hemisfério norte de 2021.

De acordo com a companhia, nesse período, sua frota oferecerá itinerários em todas as regiões em que tradicionalmente opera, incluindo América do Sul, Caribe, Mediterrâneo, Golfo, África do Sul e Ásia.

Novo protocolo foca em todos os aspectos da operação de cruzeiros

Setores como entretenimento sofrerão restrições e mudanças, mas manterão atividades como shows nos teatros. Clique aqui para ler sobre algumas das novidades na vida a bordo 

O novo protocolo de saúde e segurança abrange todos os aspectos da jornada do hóspede, de acordo com a MSC. As novidades começam no momento da reserva, passando pelo embarque, e vida a bordo, terminando na volta para casa. 

Pensado para possibilitar o retorno aos cruzeiros neste momento, o regramento ainda pode, no entanto, sofrer alterações. 

“Vamos monitorar de perto as atualizações e novas diretrizes em nível global, europeu e nacional e revisaremos e atualizaremos continuamente nosso protocolo de saúde e segurança, não apenas para garantir que suas medidas reflitam a tecnologia e os conhecimentos da medicina mais atualizados, à medida que se tornam disponíveis, mas também sejam refletidas nele as diferentes fases da evolução e disseminação do vírus e conforme as restrições sociais sejam mudadas com o tempo”, disse Gianni Onorato, CEO da MSC Crociere.

“Ao mesmo tempo, sempre garantiremos que nossos hóspedes possam desfrutar e relaxar durante as férias a bordo de um dos navios da MSC Cruzeiros da maneira que sempre fizeram – agora incluindo neste verão do hemisfério norte”, completou. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de MSC) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella

Compartilhar

1 Comentário

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui