Antes da pandemia de COVID-19 ter mudado o panorama do setor de cruzeiros, a temporada nacional iria começar neste domingo, dia 15 de novembro. Na data, o MSC Preziosa chegaria a Santos após travessia iniciada em Hamburgo, na Alemanha.

Após desembarcar passageiros na parte da manhã, o navio da MSC Crociere iria receber os primeiros passageiros da estação 2020/2021. No final da tarde, deveria partir de Santos em um mini-cruzeiro de quatro noites, abrindo a temporada brasileira. No roteiro, paradas em Ilha Grande e Búzios, além de um dia de navegação. 

A viagem, no entanto, foi cancelada pela própria MSC no último dia 3. Junto a ela, foram canceladas várias outras saídas de um total de três navios: MSC Seaview, MSC Musica e o próprio Preziosa. 

Apesar de ter se mostrado confiante na realização da estação nacional mesmo com o agravamento da situação sanitária do país, a companhia italiana disse que o cancelamento foi necessário por conta da ausência de definições das autoridades brasileiras. 

De acordo com a MSC, é preciso um prazo mínimo de preparação após a liberação dos órgãos governamentais brasileiros – e, até o dia 3, o ‘ok’ não havia sido recebido. 

Assim, a companhia adiou o início da temporada para o dia 19 de dezembro. Na data, o MSC Seaview deve partir de Santos na primeira viagem da estação. No mesmo dia, o MSC Preziosa parte do Rio de Janeiro em cruzeiro rumo ao Prata. 

MSC Musica

O MSC Musica, por sua vez, passou a ter seu primeiro cruzeiro previsto para o dia 20, partindo do Concais também em roteiro para o Prata.

Para a MSC, o sucesso da operação do MSC Grandiosa no Mediterrâneo provou que os cruzeiros podem ser seguros mesmo em meio à pandemia. Maior da frota, o navio voltou a operar em agosto, com a ajuda de um novo protocolo de saúde e segurança. Até o momento, não foram registrados surtos de COVID-19 ou outras doenças a bordo. 

Com Preziosa ainda em Miami, autorização segue pendente

No Brasil, apesar das expectativas recentes, uma definição das autoridades para o setor ainda está pendente. Na última terça-feira (10/11), o Ministério do Turismo lançou o programa Retomada do Turismo, com o objetivo de incentivar a volta da indústria do turismo aos níveis pré-pandemia. 

Ainda que tenha contado, em seu lançamento, com a presença de Marco Ferraz, o presidente da CLIA Brasil, a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, o programa não inclui a retomada dos cruzeiros em suas ações específicas. 

Enquanto isso, o MSC Preziosa segue fora de serviço na América do Norte. Na última semana, voltou a atracar no Porto de Miami, de onde deve sair nos próximos dias. No entanto, a expectativa é que uma eventual partida para o Brasil seja novamente adiada e o navio retorne para as Bahamas, onde tem ficado fundeado. 

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *