Em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, o Ministério do Turismo lançou nesta terça-feira (10/11), o programa Retomada do Turismo. Com um conjunto de projetos, programas e ações de incentivo, a iniciativa pretende elevar o setor aos níveis pré-pandemia.
De acordo com o governo, a retomada será gradual e segura, utilizando protocolos de biossegurança.
Entre outras ações, espera-se, que o Retomada do Turismo regulamente a retomada da operação dos navios de cruzeiro no litoral brasileiro. Apesar de ter sido assinada durante a cerimônia, a portaria que regulamenta o programa não teve suas ações específicas detalhadas até o momento.
O evento foi transmitido ao vivo, através de redes sociais e contou com a presença do Presidente Jair Messias Bolsonaro, do Ministro de Estado do Turismo Marcelo Álvaro Antônio, do Presidente da Embratur Gilson Machado Neto, e também do Presidente Executivo para o Brasil da Cruise Lines International Association (CLIA Brasil) Marco Ferraz.
Falando em nome do trade, Marco Ferraz (foto), agradeceu o Governo Federal, o Ministério do Turismo, a Embratur e outras autoridades pelo apoio e fomento ao setor do turismo nos últimos anos e também no contexto da pandemia. Durante a pandemia, disse Ferraz, ações de mitigação de impacto governamentais foram fundamentais para a manutenção de empregos.
“Já vemos aviões voando, já vemos hotéis cheios em finais de semana, já vemos locadoras de carro, mas ainda há muito pela frente”, disse Ferraz citando setores como o de cruzeiros, que ainda não teve atividades retomadas.
“O turismo está pronto para ajudar na retomada. Uma retomada economica forte e com muita geração de emprego”, concluiu.
Já Gilson Machado, Presidente da Embratur citou o presidente e CEO da Royal Caribbean International, Michael Bayley. Ao destacar o trabalho do governo atual para alavancar o turismo nacional, Machado disse que, em visita aos EUA, país sede da companhia, ouviu do executivo norte-americano que o “Brasil é a melhor história de sucesso que nunca aconteceu”.
“Desde que eu nasci eu ouço dizer que o Brasil é o país do futuro. Minha gente, o futuro chegou e é agora”, concluiu Machado.
MSC é a única que confirmou roteiros pelo país em 2020/2021
Apesar da possível liberação, a maior parte das companhias que viriam ao Brasil já cancelou suas operações locais para a próxima temporada. A única exceção é a MSC Crociere, que segue confirmando a vinda de três navios ao país.
A companhia italiana, no entanto, cancelou o primeiro mês de sua temporada nacional no começo deste mês. Na ocasião, afirmou que ainda aguardava o parecer das autoridades sobre a realização dos roteiros e, por isso, precisava cancelar as saídas que ocorreriam entre 15 de Novembro e 19 de Dezembro.
A companhia também disse que a ausência de definições por parte do governo, impediu sua preparação para a retomada. Assim, não teria tempo hábil de preparar suas embarcações para receber passageiros no próximo dia 15.
Imagens (©) Copyright reprodução TV Brasil e Daniel Capella
Nossa eu e minhas amigas estávamos tão otimistas para embarcar em janeiro mas pelo jeito nada definido ainda.