HBO terá documentário sobre surto de COVID-19 no Diamond Princess

0

A HBO estreará um documentário sobre o surto de COVID-19 ocorrido a bordo do Diamond Princess entre janeiro e fevereiro de 2020. Batizado “The Last Cruise”, o filme estreará no dia 30 de março através da plataforma HBO Go.

Usando imagens filmadas pelos próprios passageiros e tripulantes, o documentário usa vídeos em primeiro pessoa para recriar o surto do novo coronavírus e consequente quarentena a bordo do navio da Princess Cruises. 

Até o momento, o maior ocorrido em um cruzeiro, o caso aconteceu no Japão. Na ocasião, o Diamond Princess realizava um cruzeiro de 16 noites pelo país asiático, com 2.666 passageiros e 1.045 tripulantes a bordo. 

A HBO escolheu três casais norte-americanos para relatar seus dias a bordo, além de diversos tripulantes. 

712 casos positivos e 14 mortos

O Diamond Princess registrou alguns dos primeiros casos de COVID-19 a bordo de um navio de cruzeiro todo o mundo. Na ocasião, o navio tinha passageiros de vários países, incluindo cerca de 1.300 japoneses e 400 norte-americanos.

Em 1º de fevereiro de 2020, um passageiro que já havia desembarcado foi diagnosticado com o novo coronavírus. Assim, o Diamond Princess retornou para o porto japonês de Yokohama, de onde tinha partido em 20 de janeiro, antes do previsto. 

Os hóspedes a bordo passaram a ser monitorados e foram impedidos de desembarcar no Japão. Começou, assim, uma quarentena a bordo com todos confinados em suas cabines. O período de isolamento deveria durar, ao menos, 14 dias. 

Em 7 de fevereiro, dezenas de passageiros haviam desembarcado para ser transferidos para hospitais locais. Casos confirmados entre os ocupantes do navio já somavam 61. 

Cerca de uma semana depois, em 15 de fevereiro, o número de contaminados já havia chegado a 285. 

Em 1 de março, quando o último tripulante deixou o navio e a quarentena foi encerrada, o navio tinha somado 712 casos entre seus passageiros e funcionários. Dos infectados, 14 passageiros não resistiram e morreram. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com info de Forbes) / Imagens (©) Copyright Princess Cruises

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui