Dez meses depois, Horizon continua na Grécia

0

Dez meses após o anúncio de que a Pullmantur Cruceros entraria em recuperação judicial, o Horizon segue imobilizado na Europa. Diferente do que diziam os rumores na época, o navio não se juntou a seus companheiros de frota em sucateiros turcos, mas seguiu para a Grécia. 

Enquanto o Sovereign e o Monarch eram encalhados na praia de Aliaga para desmanche, o Horizon seguiu para Piraeus, porto próximo à capital Atenas. Após algumas escalas no local, seguiu para a Baía de Eleusis, onde se encontra imobilizado desde agosto.

A embarcação não parece ter sido vendida, já que o registro de sua propriedade segue com a RCL Horizon LLC, uma empresa do Grupo Royal Caribbean – uma dos sócios da Pullmantur. 

O navio, no entanto, foi retirado da sociedade que o classificava até o ano passado. Em seu livro de registros, a DNV GL afirma que a retirada foi solicitada pelo proprietário, sem revelar o motivo específico para a operação. 

Fila para sucata? 

Horizon chegou a realizar temporadas no Brasil, tanto com o nome atual quanto como Island Star

Na época em que o Horizon desviou seu rumo para a Grécia, o rumor comum era de que o Horizon aguardaria uma vaga em Aliaga, devido ao excesso de navios em demolição nos estaleiros turcos. 

A tese, no entanto, parece ter se provado infundada. Quase oito meses após o encalhe de Sovereign e Monarch, outros navios chegaram a Aliaga para demolição. Desde que o Horizon foi imobilizado na Grécia, outras três embarcações de cruzeiro foram encalhadas na praia turca. 

Junto ao Horizon estão outro dois navios que perderam seus operadores durante a pandemia, o Marella Dream e o Marella Celebration. 

Zenith também está na Grécia

Outra embarcação que era operado pela Pullmantur até 2020, o Zenith se encontra em situação similar. Gêmeo do Horizon, o navio está imobilizado em Lavrio, outro porto próximo a capital Atenas. 

Diferente do Horizon, no entanto, o Zenith havia sido vendido pela Pullmantur antes da entrada em recuperação judicial. Em janeiro de 2020, a propriedade do navio foi transferida para a Japan Grace, empresa que opera os navios da Peace Boat Organization. 

Em setembro, no entanto, a organização acabou comprando outro navio maior e mais moderno, colocando o Zenith de volta no mercado. 

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui