Após quase dois anos de ausência, os grandes navios de cruzeiro estão retornando ao Alaska. O estado americano recebeu no último final de semana seu primeiro cruzeiro e se prepara para a retomada de outras seis companhias.
Viabilizada por uma mudança nas leis locais, a estação contará com um total de oito navios – entre eles o novo Norwegian Encore e o inovador Ovation of the Seas.
Confira detalhes, datas e navios para a retomada:
Royal Caribbean International
A Royal Caribbean foi a primeira a retomar cruzeiros no Alaska, com o Serenade of the Seas. O navio da classe Radiance partiu de Seattle no último dia 19, iniciando uma série de cruzeiros semanais pelo destino norte-americano. No itinerário, estão paradas em Juneau, Sitka, Ketchikan e Icy Strait Point. O navio ainda passará pelo Endicott Arm Fjord e pela Glacier Dawes, em navegação panorâmica.
A partir do próximo dia 13, a Royal Caribbean também terá o Ovation of the Seas navegando no Alaska. Um dos maiores da frota, o navio é parte da classe Quantum e realizará um roteiro alternativo, com passagens pelo Glacier National Park, a Inside Passage, Juneau e Skagway.
Celebrity Cruises
A Celebrity Cruises será a segunda companhia de cruzeiros a retomar operações no Alaska. Após inicialmente planejar uma temporada com o Celebrity Summit, a companhia retomará embarques para o destino com o Celebrity Millennium, no próximo dia 23.
O navio realizará cruzeiros de sete noites regularmente, partindo de Seattle e visitando Ketchikan, Juneau e Skagway. Também faz parte do itinerário navegação panorâmica no Endicott Arm e na Dawes Glacier.
Holland America Line
Parte da Carnival Corporation, a Holland America Line é uma das marcas mais tradicionais no Alaska. Oferecendo cruzeiros premium, a companhia chegou a operar quase dez navios na região em verões locais passados.
Nesse ano, contará apenas com o Nieuw Amsterdam, oferecendo um itinerário único a partir de Seattle. O navio recebe os passageiros no dia 24 de Julho e passa a oferecer cruzeiros regulares para Juneau, Icy Strait Point, Sitka and Ketchikan. O roteiro ainda inclui navegação panorâmica na Glacier Bay e na Stephens Passage.
Princess Cruises
Outra marca muito tradicional no destino, a Princess Cruises também terá um único navio no Alaska neste ano. Estreando na América do Norte, o Majestic Princess volta a navegar no dia 25 de Julho, oferecendo cruzeiros na região até Setembro.
Baseado em Seatte, a embarcação também realizará um único cruzeiro regular de sete noites, visitando o Glacier Bay National Park, além dos portos de Juneau, Skagway and Ketchikan.
Carnival Cruise Line
Principal marca da Carnival Corporation, a Carnival Cruise Line também irá retornar ao Alaska nesse ano. A partir do dia 27 de Julho, a companhia contará com um navio na região, para uma temporada reduzida.
Até meados de Setembro, o Carnival Miracle realiza embarques em Seattle, para cruzeiros de uma semana pelo estado norte-americano. Os cruzeiros incluem navegação panorâmica no Tracy Arm Fjord, além de escalas em Juneau, Skagway e Ketchikan.
Silversea Cruises
A Silversea Cruises será a única companhia de luxo a retomar cruzeiros no Alaska neste ano. Parte do Grupo Royal Caribbean, a marca terá o Silver Muse no destino a partir do dia 29 de Julho.
Baseado em Seattle, o navio realizará cruzeiros de 10 e 11 noites pelo destino, visitando Sitka, Wrangell, Skagway, Juneau e Ketchikan. Os itinerários também incluem passagens pela Sawyer Glacier, a Medenhall Glacier e mais.
Norwegian Cruise Line
Outra companhia com tradição no Alaska, a Norwegian Cruise Line voltará ao destino em 7 de Agosto. Após inicialmente anunciar que teria o Norwegian Bliss na região, a companhia norte-americana decidiu trocá-lo por seu maior e mais novo navio, o Norwegian Encore.
Inaugurado no fim de 2019, o Encore ficará baseado em Seattle com cruzeiros semanais para o destino. No itinerário, estão incluídas paradas em Skagway, Juneau, Ketchikan e Icy Strait Point. Alguns cruzeiros também terão navegação panorâmica pelo Glacier Bay National Park e pelo Holkham Bay Glacier Fjord.
Temporada salva por projeto de lei
A temporada no Alaska foi salva por uma mudança temporária na legislação dos Estados Unidos. Em maio, após aprovação do congresso, o presidente Joe Biden assinou projeto de lei que revoga temporariamente partes importantes do Passenger Vessel Services Act.
Espécie de lei cabotagem do país, o ato obriga navios de bandeira estrangeira a escalar também em portos estrangeiros enquanto realizam cruzeiros pela costa dos EUA. A lei é relevante já que, com exceção do Pride of America da Norwegian Cruise Line, todos os navios de cruzeiro de grande porte contam, justamente, com bandeiras estrangeiras.
Com o Canadá – único país próximo ao Alaska – fechado para os navios, a operação no destino estava inviabilizada. Atentas ao cenário, as autoridades dos Estados Unidos aprovaram a liberação pontual de operação apenas entre portos norte-americanos para estas embarcações.
Navios de cruzeiro de grande porte não visitavam o Alaska desde Outubro de 2019.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Royal Caribbean, Fincantieri, Carnival, NCL e Daniel Capella