Em comunicado publicado em seu site, a Costa Cruzeiros informa que o Costa Diadema deve voltar a navegar no próximo dia 17.
Assim, além do cruzeiro de Ano Novo, que foi interrompido no dia 31 de dezembro, o navio deixará de realizar as saídas que partiriam de Santos nos dias 3 e 10 de janeiro. Os embarques em Salvador dos dias 6 e 13 de janeiro também não serão realizados.
De acordo com a companhia italiana, o cancelamento dos cruzeiros é uma medida de responsabilidade, foi definido em acordo com exigências das autoridades da Anvisa e tem como objetivo proteger a saúde e a segurança de hóspedes, passageiros e destinos.
“A partir de 17 de Janeiro de 2022, as atividades do Costa Diadema serão reiniciadas com a programação regular, em cruzeiros de 7 noites, com embarques em Santos e Salvador até 18 de Abril de 2022”, esclarece a Costa no comunicado.
Ainda de acordo com a companhia, os hóspedes e agências de viagem afetados pela mudança já estão sendo contatados e receberão “créditos para a realização do cruzeiro em outro período”.
Desembarque do cruzeiro de Ano Novo será no dia 3
Após terem sua viagem interrompida no último dia 31, os passageiros do cruzeiro de Ano Novo desembarcarão no dia 3. Na data, o Costa Diadema retorna a Santos para encerrar a viagem, que começou no dia 27 de dezembro no mesmo porto.
No dia 30, após chegar a Salvador – o primeiro porto de parada do itinerário – o navio foi impedido de seguir viagem normalmente pela Anvisa. Com casos de COVID-18 a bordo, o Diadema passou por investigação epidemiológica, que concluiu que o navio deveria ter suas atividades interrompidas.
A Anvisa autorizou, no entanto, o retorno do Diadema a Santos, sob a condição de restrições a bordo.
Segundo a agência, isso significa que todas as atividades não essenciais no Costa Diadema estão interrompidas e que devem ser cumpridos os protocolos sanitários de segurança no interior da embarcação até a chegada ao porto.
Costa Fascinosa segue com programação inalterada
O comunicado da Costa também confirma que as atividades do Costa Fascinosa em águas brasileiras não sofreram alterações. No Brasil desde o final de novembro, o navio segue realizando seus embarques em Santos, Itajaí e Rio de Janeiro conforme programação.
“Desde o início do surto do Covid-19, a Costa vem adotando rígidos procedimentos de saúde para o embarque de passageiros no Brasil e no mundo, através do Protocolo de Segurança Costa, respeitando as determinações das autoridades locais”, acrescenta a companhia, lembrando das exigências de vacinação e testagem para hóspedes e tripulantes.
“A segurança, saúde e o bem-estar dos hóspedes, tripulantes e das comunidades no destino são prioridades máximas para a Costa Crociere”, conclui.