Duas companhias de cruzeiro anunciaram mudanças significativas de planos devido ao aumento de casos de COVID-19 ao redor do mundo.
Citando “circunstâncias relacionadas à pandemia”, a Norwegian Cruise Line e a Royal Caribbean International adiaram a retomada de operações de diversos navios, ao passo em que também cancelaram viagens de embarcações que já estavam em serviço.
Veja detalhes:
Royal Caribbean International
Um total de cinco embarcações da Royal Caribbean International foram afetados pelos cancelamentos e mudanças operacionais. Navegando nos EUA e na Ásia, os navios tiveram suas programações alteradas nesta sexta-feira (8/1).
Maior navio de cruzeiros da atualidade, o Symphony of the Seas teve três cruzeiros cancelados. Partindo de Miami, as viagens do dia 8, 15 e 22 de janeiro não irão mais acontecer.
Assim, o navio deve retomar sua programação de cruzeiros pelo Caribe apenas em 29 de janeiro.
Já o Jewel of the Seas deve permanecer fora de serviço por cerca de um mês, após o cancelamento de vários embarques. Também navegando no Caribe, o navio da classe Radiance teve todas as duas saídas suspensas até 20 de fevereiro.
Realizando cruzeiros para o Caribe a partir de Tampa, o Serenade of the Seas ficará agora fora de operação até meados de abril. O navio tinha um cruzeiro marcado para a própria sexta-feira (8/1) que também acabou cancelado.
Com uma doca-seca marcada para as próximas semanas, a embarcação deve voltar a operar apenas em 29 de abril, na Costa Oeste dos EUA.
Antes prevista para o dia 24 de janeiro, a retomada de operações do Vision of the Seas foi adiada para 7 de março. Diferentemente dos outros navios que tiveram alteração em suas programações, o navio não recebe passageiros desde o começo da pandemia.
Antes dos cancelamentos, o Vision deveria retomar serviço com uma série de cruzeiros pelo Sul do Caribe partindo de Fort Lauderdale.
Na Ásia, o Spectrum of the Seas foi obrigado a suspender suas operações pelos próximos 14 dias. Os cancelamentos são fruto de uma decisão do governo de Hong Kong – onde o navio realiza embarques.
Com isso, estão cancelados os cruzeiros que partiriam em 6, 9, 12, 14 e 17 de janeiro.
Norwegian Cruise Line
Em comunicado publicado no dia 5, a Norwegian Cruise Line anunciou alterações na programação de oito navios. A maior parte das mudanças está relacionada a navios que retomariam operações nas próximas semanas.
A companhia cancelou as seguintes viagens:
- Norwegian Getaway: todos os embarques até 5 de janeiro;
- Norwegian Pearl: todos os embarques até 14 de janeiro;
- Norwegian Sky: todos os embarques até 5 de fevereiro;
- Pride of America: todos os embarques até 26 de fevereiro;
- Norwegian Jade: todos os embarques até 3 de março;
- Norwegian Star: todos os embarques até 19 de março;
- Norwegian Sun: todos os embarques até 19 de abril;
- Norwegian Spirit: todos os embarques até 23 de abril.
Assim, o Norwegian Getaway deve retomar operações no dia 14 de janeiro, enquanto o Norwegian Pearl deve receber os passageiros de volta no dia 17 do mesmo mês. Os dois navios realizam cruzeiros a partir de Miami e já haviam retornado ao serviço após a pandemia.
Sem receber passageiros desde o início da pandemia, os outros navios tiveram suas retomadas operacionais adiadas.
Com cruzeiros pelo Caribe, o Norwegian Sky deve agora voltar a navegar apenas em 3 de março. Já o Pride of America teve sua retomada no Havaí adiada para 5 de março.
O Norwegian Jade teve sua temporada no Oriente Médio e Oceano Índico cancelada e agora volta a realizar cruzeiros na Europa, em 30 de março.
Em situação similar, o Norwegian Star teve todos os seus roteiros na América do Sul cancelados. Assim, deve voltar a operar apenas em 3 de abril, no Mediterrâneo.
O Norwegian Sun e o Norwegian Spirit tiveram suas viagens pela Ásia e Austrália canceladas, com retomadas adiadas para Maio. No dia 5 daquele mês, o Sun passa a navegar no Alaska, enquanto o Spirit recebe os passageiros no dia 7, para um roteiro pelo Pacífico Sul.
Regent Seven Seas também adia retomadas
Companhia de luxo da Norwegian Cruise Line Holdings, a Regent Seven Seas também adiou o retorno de dois navios.
De acordo com a companhia, o Seven Seas Navigator só irá voltar a navegar em março, com um cruzeiro no Sul do Caribe. Até então, a embarcação tinha retomada marcada para este mês, com itinerários a partir de Miami.
Já o Seven Seas Navigator irá retornar em março e não mais em fevereiro como antes previsto. O navio receberá os passageiros de volta em Barcelona, para uma série de cruzeiros pelo Mediterrâneo.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella