Ranking: veja quais são os 10 maiores navios de cruzeiro do mundo em 2022

0
maiores navios de cruzeiro do mundo
Wonder of the Seas assumiu o título de maior navio de cruzeiro do mundo em 2022

Confira versão atualizada do ranking, com informações de 2023, neste link

Ranking: veja quais são os 10 maiores navios de cruzeiro do mundo em 2023


Ainda que os navios de cruzeiro a ostentar o título de maiores do mundo não tenham crescido tanto na última década, o tamanho médio das embarcações de grande porte cresceu consideravelmente. 

Com companhias como a P&O Cruises, a Costa Crociere, a MSC Cruises e a Carnival Cruise Line agora trabalhando em navios agigantados, o ranking dos dez maiores do mundo passou a contar com várias embarcações de tamanho similar, ainda que todas muito grandes, ultrapassando as 180 mil toneladas. 

Como resultado, enquanto a Royal Caribbean segue dominando as primeiras posições – inclusive com o novo maior navio do mundo, o Wonder of the Seas – o top dez dos maiores navios de cruzeiro do mundo tem sofrido mudanças anuais e constantes.

Confira a versão de 2022, com base na tonelagem bruta – termo náutico que se refere ao volume interno, ou seja, essencialmente o tamanho de uma embarcação:  

1. Wonder of the Seas

Companhia: Royal Caribbean International
Tonelagem: 236.857 toneladas
Capacidade Máxima: 6.988 passageiros 
Ano de Construção: 2022
Comprimento: 362 metros
Largura: 47 metros
Estaleiro: Chantiers de l’Atlantique, França

Inicialmente projetado para o mercado asiático, o Wonder of the Seas entrou em operação em março deste ano. Como a última evolução da classe Oasis da Royal Caribbean International, a embarcação de 236 mil toneladas (e capacidade para quase 10 mil pessoas entre tripulantes e passageiros) assumiu o título de maior navio de cruzeiro do mundo. 

Após estrear no Caribe com cruzeiros partindo de Fort Lauderdale, o navio realiza cruzeiros pelo Mediterrâneo durante o próximo verão local. Os itinerários de sete noites pela Espanha, Itália e França se repetem até Outubro, quando o Wonder retorna à América para uma segunda temporada caribenha, com cruzeiros partindo de Port Canaveral, nos EUA.

Clique aqui para ver mais sobre o navio.  

Royal Caribbean apresenta Wonder of the Seas, o maior navio de cruzeiros do mundo


2. Symphony of the Seas

Companhia: Royal Caribbean International
Tonelagem: 228.081 toneladas
Capacidade Máxima: 6.680 passageiros 
Ano de Construção: 2018
Comprimento: 362 metros
Largura: 47 metros
Estaleiro: Chantiers de l’Atlantique, França

Quarto navio da classe Oasis, o Symphony of the Seas tem cerca de 228 mil toneladas e foi inaugurado em 2018. Após quatro anos ostentando o título de maior do mundo, o navio foi ultrapassado pelo seu gêmeo Wonder of the Seas em 2022.

Atualmente realizando cruzeiros pelo Caribe partindo de Miami, nos EUA, o Symphony deve realizar uma temporada pelo Mediterrâneo no próximo ano. Em 2023/2024, ao retornar às Américas, passa a contar com um novo porto-base para seus itinerários caribenhos: Fort Lauderdale. 


3. Harmony of the Seas

Companhia: Royal Caribbean International
Tonelagem: 226.963 toneladas
Capacidade Máxima: 7.029 passageiros 
Ano de Construção: 2016
Comprimento: 362 metros
Largura: 47 metros
Estaleiro: STX France (atual Chantiers de l’Atlantique), França

Versão aprimorada e modificada dos dois primeiros navios da classe Oasis, o Harmony of the Seas tem cerca de 226 mil toneladas. Após entrar em operação em 2016, manteve o título de maior navio de cruzeiros do mundo até 2018, quando foi ultrapassado pelo Symphony of the Seas.

Assim como seus gêmeos, o navio tem alternado temporadas no Mediterrâneo e no Caribe desde que entrou em operação. Até 2024, permanecerá durante o ano inteiro em águas caribenhas, oferecendo embarques em quatro portos norte-americanos Port Canaveral, Fort Lauderdale, Miami e Galveston – cidade texana que receberá um navio da classe Oasis pela primeira vez em 2022.  


4. Oasis of the Seas

Companhia: Royal Caribbean International
Tonelagem: 226.838 toneladas
Capacidade Máxima: 6.771 passageiros 
Ano de Construção: 2008
Comprimento: 361 metros
Largura: 47 metros
Estaleiro: STX Turku (atual Meyer Turku), Finlândia

Abrindo a classe que leva seu nome, o Oasis of the Seas revolucionou o mercado de cruzeiros quando entrou em operação em 2009. Após perder o título de maior do mundo para seu gêmeo Allure of the Seas já em 2010, voltou a ultrapassar o navio em 2019. 

Por conta de uma reforma, o Oasis ganhou algumas áreas a mais, passando a ostentar 226 mil toneladas – contra 225 mil do Allure. Assim, é hoje o quarto maior navio de cruzeiros do mundo e realiza, até 2024, embarques em Miami e Nova Iorque, com cruzeiros partindo dos EUA para as Bahamas, Caribe e Canadá.


5. Allure of the Seas

maiores navios de cruzeiro do mundo

Companhia: Royal Caribbean International
Tonelagem: 225.282 toneladas
Capacidade Máxima: 6.780 passageiros
Ano de Construção: 2010
Comprimento: 362 metros
Largura: 47 metros
Estaleiro: STX Turku (atual Meyer Turku), Finlândia

O Allure of the Seas entrou em operação em 2010, assumindo o título de maior navio de cruzeiros do mundo com suas 225 mil toneladas. Manteve o título por seis anos, até ser ultrapassado pelo ligeiramente maior Harmony of the Seas.

Segundo navio da classe Oasis, o Allure navega exclusivamente pelo Caribe e Bahamas até 2024, partindo de três portos norte-americanos: Fort Lauderdale, Galveston e Port Canaveral. 


6. MSC World Europa

Companhia: MSC Crociere
Tonelagem: 205.700 toneladas
Capacidade Máxima: 6.774 passageiros 
Ano de Construção: 2022
Comprimento: 330 metros
Largura: 47 metros
Estaleiro: Chantiers de l’Atlantique, França

Com inauguração marcada para o final do ano, o MSC World Europa será o primeiro navio da MSC Crociere a romper a barreira das 200 mil toneladas. Assumindo o título de sexto maior navio de cruzeiros do mundo, a embarcação também será a primeira da companhia movida a GNL – combustível fóssil considerado o mais limpo atualmente disponível. 

Em sua temporada inaugural, navega pelo Oriente Médio, com cruzeiros que visitam os Emirados Unidos e a Arábia Saudita, além do Qatar. Antes de entrar em operação, inclusive, o World Europa durante a Copa do Mundo de Futebol de 2022, que acontece neste último país. Já em 2023, parte para a Europa, oferecendo cruzeiros pelo Mediterrâneo durante o verão local. 

MSC revela primeiros detalhes do novo MSC World Europa; veja fotos


7. Arvia

maiores navios de cruzeiro do mundo

Companhia: P&O Cruises
Tonelagem: 184.700 toneladas
Capacidade Máxima: 6.264 passageiros
Ano de Construção: 2022
Comprimento: 337 metros
Largura: 42 metros
Estaleiro: Meyer Werft, Alemanha

Mais novo navio da P&O Cruises, o Arvia entra em operação no final de 2022. Gêmeo do Iona, a embarcação é parte de um projeto da Carnival Corporation que inclui também novos navios para a Costa Crociere, a AIDA Cruises e a Carnival Cruise Line. 

Com suas quase 185 mil toneladas, o Arvia é, no entanto, ligeiramente maior que o restante das embarcações citadas e assume, assim, o título de sétimo maior navio de cruzeiro do mundo. Em sua temporada inaugural, com início marcado para dezembro, oferece cruzeiros pelas Canárias, além de uma travessia atlântica e um programa completo no Caribe.


8. Iona

Companhia: P&O Cruises
Tonelagem: 184.000 toneladas
Capacidade Máxima: 6.264 passageiros
Ano de Construção: 2020
Comprimento: 337 metros
Largura: 42 metros
Estaleiro: Meyer Werft, Alemanha

Após entrar em operação em 2021, o Iona ostenta hoje o título de oitavo maior navio de cruzeiros do mundo. Operado pela P&O Cruises, a embarcação tem 184 mil toneladas e serve o mercado inglês.

Até 2023, realizará embarques em Southampton, na Inglaterra, com roteiros para as Ilhas Canárias, os Fiordes Noruegueses, a Europa Ocidental e mais.


9. Carnival Celebration

Companhia: Carnival Cruise Line
Tonelagem: 183.900 toneladas
Capacidade Máxima: 6.631 passageiros 
Ano de Construção: 2022
Comprimento: 337 metros
Largura: 42 metros
Estaleiro: Meyer Turku, Finlândia

Com projeto semelhante ao dos gêmeos Iona e Arvia, o Carnival Celebration entra em operação no final de 2022. Operado pela Carnival Cruise Line, o navio de 183 mil toneladas deve ocupar o nono lugar entre os maiores navios de cruzeiro do mundo.

Construído na Finlândia, o navio se tornará o maior da história da companhia norte-americana e estreia em novembro, com roteiros pelo Caribe. Baseado em Miami, o Celebration oferecerá itinerários de uma semana visitando tanto o Caribe Ocidental como o Caribe Oriental. 


10. Costa Toscana 

maiores navios de cruzeiro do mundo

Companhia: Costa Cruzeiros
Tonelagem: 183.900 toneladas
Capacidade Máxima: 6.554 passageiros
Ano de Construção: 2021
Comprimento: 337 metros
Largura: 42 metros
Estaleiro: Meyer Turku, Finlândia

Finalizado no final de 2021, o Costa Toscana manteve o título de décimo maior navio de cruzeiro do mundo em 2022. Operado pela Costa Cruzeiros, o navio conta com quase 184 mil toneladas e é o maior de sua história.

Gêmeo do Costa Smeralda, o Toscana é parte do mesmo projeto da Carnival Corporation que levou a construção dos gêmeos Iona e Arvia, da P&O Cruises, e do Carnival Celebration, da Carnival Cruise Line. Após ter sua temporada 2022/2023 no Brasil cancelada, a embarcação oferece cruzeiros no Mediterrâneo e também no Oriente Médio nos próximos anos. 

Conheça mais sobre o navio: 

Costa Toscana


Mais mudanças nos próximos anos

Perspectiva artística do Global Dream, que conta com 75% de sua construção concluída

Com base nas encomendas já realizadas, o ranking de maiores navios de cruzeiro do mundo deve seguir mudando nos próximos anos. São esperadas alterações significativas, com de grande porte da MSC Crociere, Royal Caribbean International, Carnival Cruise Line e mais. 

A Dream Cruises também contava com dois grandes navios de cruzeiro antes de entrar em liquidação no começo deste ano. Com construção já iniciada, as embarcações de mais de 200 mil toneladas devem também entrar no ranking, após encontrarem novos operadores. 

De acordo com o projeto inicial da companhia asiática, os navios – batizados de classe Global – deveriam ter assumido o título de maiores do mundo em capacidade de passageiros. Veja mais neste link

Outro projeto de destaque é o da classe Icon, da Royal Caribbean International. Ainda não se sabe muito sobre as embarcações, que serão construídos na Alemanha a partir de 2022, mas existe a possibilidade que o projeto final dos navios acabar superando a classe Oasis em tamanho.  

A própria classe Oasis, inclusive, deve seguir crescendo. Ao menos um novo navio do tipo entra em operação no futuro. Batizada Utopia of the Seas, a embarcação tem viagem inaugural marcada para Maio de 2024 e tonelagem similar a do Wonder of the Seas. 

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui