O MSC Poesia e o Costa Fascinosa, dois dos navios que passaram parte da pausa operacional em águas brasileiras, voltaram a navegar na Europa recentemente.
MSC Poesia
Retornando pela primeira vez desde o começo da pandemia de COVID-19, o MSC Poesia recebeu os hóspedes de volta no último dia 30. Após dois anos fora de serviço, o navio da MSC Cruzeiros iniciou em Civitavecchia um cruzeiro posicional com destino ao Norte da Europa.
A viagem de 14 noites inclui paradas em 12 diferentes portos na Itália, Espanha, França, Portugal, Inglaterra, Suécia, Alemanha e Dinamarca.
Ao chegar no Norte Europeu, o MSC Poesia inicia sua programação de verão que inclui cruzeiros para o Báltico e a Escandinávia partindo de Copenhagen, na Dinamarca, e Warnemunde, na Alemanha.
Até setembro, a embarcação também realizará cruzeiros mais longos para a Islândia e a Groenlândia.
Um dos navios que realizava a temporada brasileira quando a pandemia foi declarada, o MSC Poesia passou boa parte de 2020 no Brasil.
Após ter suas operações suspensas em março, o navio da classe Musica seguiu nos arredores do Porto de Santos até meados de novembro, quando retornou para a Europa.
Costa Fascinosa
Já o Costa Fascinosa voltou a navegar em 1º de maio. Após encerrar sua temporada brasileira antes do previsto, o navio da Costa Cruzeiros havia entrado em nova pausa operacional no começo de março.
Agora, a embarcação oferece cruzeiros de verão na Europa, com itinerários variados. Em maio, o Fascinosa navega pelo Atlântico e Mediterrâneo, oferecendo cruzeiros longos para os Açores e a Ilha da Madeira, além de roteiros para a Terra Santa, com visitas a Israel.
No final do mês, inicia posicional para o Norte da Europa, onde passa os próximos meses oferecendo cruzeiros pela Escandinávia e Báltico.
O Costa Fascinosa passou cerca de 21 meses fora de serviço por conta da pandemia de COVID-19. Após parar de operar em março de 2020, só voltou a receber passageiros em novembro de 2021, no Porto de Santos. O último cruzeiro realizado pelo navio, inclusive, partiu do mesmo porto.
Com as saídas seguintes canceladas devido à pandemia de COVID-19, a embarcação permaneceu em quarentena em Santos até o final de abril.
Apesar de ter partido para a Itália ainda em junho de 2020, o Fascinosa continuou sem realizar cruzeiros. Na Europa, enquanto outros navios da frota da Costa voltavam a navegar, permaneceu imobilizado em portos italianos e também nas Ilhas Canárias.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella