A Embratur participou, na última quarta-feira (14/9), do 4º Fórum CLIA Brasil. Organizado pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, o evento teve como objetivo promover um debate sobre as tendências e os desafios para o desenvolvimento da atividade, a partir da melhoria do ambiente de negócios.
Realizado na sede do Ministério do Turismo, em Brasília, o evento reuniu autoridades e grandes players do mercado de cruzeiros.
Participaram da abertura, o ministro do Turismo, Carlos Brito, o presidente da Agência, Silvio Nascimento, o presidente executivo da CLIA Brasil, Marco Ferraz, o presidente do Conselho da CLIA Brasil e Country Manager da MSC, Adrian Ursill, entre outros.
Na ocasião, o presidente da Embratur aproveitou para destacar o trabalho da Agência na qualificação do trade para receber os turistas internacionais, além das ações de promoção dos destinos e atrativos brasileiros no exterior.
“A Embratur tem sido incansável no trabalho de fazer a roda da economia girar”, disse Nascimento.
“Fizemos três campanhas internacionais, duas nos Estados Unidos e uma na América do Sul, realizamos cinco press trips com jornalistas e influenciadores internacionais sobre destinos brasileiros, realizamos roadshows nas Américas do Sul e do Norte e estamos capacitando o nosso trade para receber turistas internacionais, em ação feita em parceria com o Sebrae”, acrescentou.
Durante o fórum, foram abordados temas como a regulação de operações, infraestrutura, sustentabilidade e meio ambiente, além de novos rumos e desafios da atividade turística no Brasil.
“No último semestre, o turismo gerou R$ 94 bilhões para a economia. Foram mais de 600 mil empregos e o setor de cruzeiros é uma importante fonte para o crescimento”, destacou o ministro Carlos Brito.
“Estamos animados com a próxima temporada batendo os recordes dos últimos dez anos. São 17 destinos, sendo 14 no Brasil e 780 mil leitos”, completou o presidente executivo da CLIA Brasil, Marco Ferraz.
Ao fim da abertura do Fórum, o presidente executivo da CLIA Brasil, Marco Ferraz e o presidente do Conselho da CLIA Brasil e Country Manager da MSC, Adrian Ursilli, concederam uma homenagem simbólica pela presença do presidente da Embratur e do ministro do Turismo.
Texto (©) Copyright Embratur (adaptado) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella