Durante o 4° Fórum CLIA Brasil 2022, Monica Duarte, Assessora da Gerência de Gestão da Qualidade e Risco Sanitário da Gerência Geral de Portos, Aeroportos e Fronteiras da ANVISA, afirmou que a agência está atualmente atualizando os protocolos para a operação de cruzeiros no Brasil. 

Participando do painel Regulações: os desafios das operações no Brasil, a assessora revelou que a ANVISA planeja alinhar as regras de embarque e operação à parâmetros internacionais de agências. 

A mudança será considerável no que diz respeito a flexibilização, disse a assessora. Haverá também uma mudança de visão, deixando de lado a monitoração de embarcações e focando em casos da doença. 

Ainda de acordo com Duarte, o novo protocolo para navios de cruzeiro no Brasil deve ser semelhante ao utilizado pelo CDC, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. 

Em julho, o órgão relaxou a maior parte das normas que tinham implementado para o controle da COVID-19 a bordo dos navios que operam em águas norte-americanas. Hoje, o país opera as embarcações sem restrições específicas.

Algumas companhias, inclusive, já permitem o embarque de hóspedes que não tenham sido vacinados contra a doença. 

A revisão do protocolo deve focar no que traz riscos à população, disse a assessora, colocando de lado atividades burocráticas que não tenham a mesma relevância para a comunidade como um todo. 

Uma minuta das novas regras operacionais já está pronta, acrescentou Duarte, e deve ser disponibilizada em breve. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagem (©) Copyright MSC Cruzeiros

2 Comentários

  1. Espero que permitam o embarque de hóspedes que não tenham sido vacinados contra o covid, uma vez que a vacina não impediu o contágio e nem a transmissão, e a temporada 2021/2022 foi até suspensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *