A Costa Cruzeiros organizou uma cerimônia especial para celebrar a chegada do Costa Firenze ao Brasil no último dia 16.

Com a presença de autoridades, trade turístico, parceiros, membros da comunidade italiana e imprensa, o evento ocorreu a bordo durante a escala inaugural do navio em Santos.

Cerimônia ocorreu no teatro do Costa Firenze

Além da tradicional cerimônia de troca de placas, a celebração contou com uma inauguração simbólica do Costa Firenze e um almoço especial no restaurante principal do navio. 

Entre os executivos da Costa presentes, estiveram o presidente executivo da companhia para América do Sul e Central, Dario Rustico, o presidente institucional no Brasil, Renê Hermann, e o diretor comercial da empresa no país, Ruy Ribeiro.

Dario Rustico, Ezio di Nunzio, Sueli Martinez e Selley Storino durante troca de placas

Outros convidados incluíram a secretária municipal de empreendedorismo, economia criativa e turismo de Santos, Selley Storino, e o cônsul-geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, além do presidente executivo da CLIA Brasil, Marco Ferraz, e a diretora de operações do Terminal Concais, Sueli Martinez. 

Cerimônia

Também presente, o comandante do Costa Firenze, Ezio Di Nunzio, abriu a cerimônia destacando a relação histórica entre a Itália – país de origem da Costa Cruzeiros – e o Brasil. 

Costa Firenze Brasil
Comandante Ezio di Nunzio discursa

“O Costa Firenze chegou em Santos, assim como também chegaram no passado diversos italianos, que vieram aqui em busca de seus sonhos, ajudando a construir essa enorme nação e fazendo do Brasil uma das maiores – se não a maior – colônia italiana do mundo”, disse. 

O comandante também destacou que o navio representa “o que há de melhor na cultura, arte, arquitetura e tecnologia italiana”.  

“Estamos chegando para fazer parte da história dessas duas nações amigas”, acrescentou Di Nunzio. 

“Marco importante” para a Costa

Dario Rustico destacou aniversário de 75 anos da Costa no Brasil, além de características do navio e importância do momento

Já Dario Rustico destacou a importância de celebrar a chegada do Costa Firenze ao Brasil.

“É sempre um momento lindo começar uma temporada com um navio novo. Em 16 de dezembro de 2022 concretizamos mais um marco importante para a Costa, estando a bordo desse navio que vai operar pela primeira vez no Brasil,” disse o presidente executivo da companhia para América do Sul e Central.

Costa Firenze Brasil
Diretor de hotel do Costa Firenze, junto a Selley Storino, Renê Hermann e Marco Ferraz

Também um dos mais novos navios de toda a frota da companhia, o Firenze entrou em operação em julho de 2021, no Mediterrâneo. 

“É um navio inspirado na cidade de Florença, muito elegante, onde queremos oferecer um pouco do melhor da Itália”, explicou. 

Construído no país europeu pelo estaleiro Fincantieri, o Firenze promove a cultura, a arte e a gastronomia da Itália, disse o executivo. 

Com interiores e áreas públicas inspirados pela cidade de Florença, navio promove o melhor da Itália, disse Rustico

“Foram três anos com centenas de companhias italianas e milhares de pessoas trabalhando para construir tudo isso”, destacou.  

Outros pontos altos do navio incluem a maior oferta culinária da frota, disse Rustico, com 13 restaurantes que reproduzem a “excelência da gastronomia italiana e internacional”.

O Firenze ainda conta com oito bares, além de menus assinados por chefs que somam 16 estrelas Michelin. 

“Isso é muito importante. Aqui nós damos muito foco na comida e na qualidade da gastronomia”, explicou o executivo. 

Ristorante dei Medici, o maior dos 13 disponíveis a bordo do navio

Rustico ainda lembrou que a temporada 2022/2023 comemora os 75 anos da Costa Cruzeiros no Brasil e região. 

“Muita coisa aconteceu em 75 anos de história entre o Brasil e a Itália e temos orgulho de estar aqui, fazer parte desse legado importante entre os países”, destacou. 

Uma das mais tradicionais empresas de navegação europeias, a então Linea C começou a operar no Brasil em março de 1948, oferecendo linhas regulares entre a Itália e diversos portos do país. 

Inauguração simbólica

Momento do corte da fita

Após troca de placas, que contou também com a presença de representantes de órgãos como a Polícia Federal, a Polícia Civil, a Receita Federal e a autoridade portuária de Santos, o navio foi oficialmente inaugurado para a temporada brasileira.

O simbólico corte da fita foi realizado por Rustico, junto ao comandante do navio, Ezio Di Nunzio, e cônsul-geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara. 

Confira o momento exato em que presidente executivo para América do Sul e Central corta a fita, inaugurando o navio para a temporada 2022/2023: 

Após a cerimônia, a Costa ainda deu uma amostra do entretenimento do navio aos convidados, com exibição de partes dos shows que farão parte da programação durante a temporada brasileira. 

A cerimônia foi apresentada por Naim Ayub, o diretor de cruzeiros do Costa Firenze. 

Temporada 2022/2023

Amostra do entretenimento a bordo contou com apresentação de Daniel Guimarães e Gisele Melo

Após realizar seu primeiro embarque já no dia 16/12, o Costa Firenze realiza cruzeiros pelo Brasil até meados de abril. 

O itinerário regular do navio tem sete noites e inclui visitas a Ilhéus, Santos, Rio de Janeiro e Salvador – nos últimos três portos é possível embarcar. 

Extra Live, com os bailarinos e cantores do navio

Além do Costa Firenze, outros dois navios da Costa realizam cruzeiros pelo Brasil nessa temporada, o Costa Favolosa e o Costa Fortuna. 

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *