Maior e mais novo membro da frota da Carnival Cruise Line, o Carnival Celebration é também um dos navios de cruzeiro mais verdes da atualidade.
Utilizando novas tecnologias e até um novo combustível, a embarcação conta com diversos sistemas que ajudam a reduzir sua pegada ambiental, prevenindo poluição e tornando a operação como um todo mais limpa.
De acordo com Richard Pruitt, Vice-Presidente de Operações Ambientais da Carnival, o principal destaque do navio são seus sistemas de propulsão movidos a gás natural liquefeito.
Um dos combustíveis fósseis mais limpos da atualidade, o GNL foi introduzido recentemente na indústria de cruzeiros e vem ganhando espaço na construção naval.
“O GNL tem muitos benefícios quando falamos da redução de emissões de vários tipos. É um dos combustível que tem cerca de 20% menos carbono que o gasóleo ou óleo combustível. Também tem zero enxofre, então não há dióxido de enxofre nem partículas”, explicou Pruitt.
Outros benefícios do combustível incluem níveis mais baixos de nitrogênio, dispensando o uso de scrubbers – tecnologia utilizada por navios à diesel para “filtrar” gases poluentes de suas emissões.
30 anos de evolução
Parte de uma nova classe de navios, o Carnival Celebration também é significantemente mais eficiente que seus predecessores. Segundo ele, o projeto do navio é fruto de 30 anos de evolução de design e evolução de eficiência.
Processos e equipamentos que tiveram ganho no setor incluem geração e consumo de energia e o sistema de propulsão.
“O navio tem azipods, ou pods de propulsão, que são muito mais eficientes que os eixos de hélice e lemes. Isso se deve ao fato de que o sistema antigo tinha eixos longos com muitos rolamentos, criando fricção. Os lemes também ficavam arrastando na água durante todo o tempo,” disse Pruitt.
O Carnival Celebration ainda conta com aparelhos projetados para eficiência energética, além de apenas lâmpadas fluorescentes ou de LED.
Outra característica do navio é o sistema shore-power. Espécie de plug externo, que o permite se ligar à rede energética do porto em que se encontra atracado. Assim, pode desligar seus geradores momentaneamente, deixando de queimar combustível.
Águas e reciclagem
De acordo com Pruitt, o Celebration também conta com os mais avançados sistemas de tratamento de águas disponíveis.
Com eles, mesmo o esgoto gerado a bordo pode ser transformado em água potável, disse o executivo.
O navio também tem um sistema para tratamento de águas de lastro, evitando a introdução de espécies invasoras nos diferentes portos que visita.
Em suas áreas técnicas, o Carnival Celebration também está equipado com uma sala de reciclagem, onde equipes próprias trabalham 24 horas por dia para separar os materiais e também compactá-los.
“Por maior que seja o navio, nós ainda temos uma quantidade de espaço finita, onde podemos guardar lixo e recicláveis. Portanto, redução de volume é o nome do jogo”, disse Pruitt.
Segundo ele, tudo que pode ser “reciclado é reciclado” com a ajuda de parceiros nos portos que adquirem os materiais separados no navio.
A sala de reciclagem do Celebration ainda conta com um incinerador de três andares, onde acaba tudo aquilo que não pode ser reaproveitado pelo navio ou pelos parceiros em terra.
Biodigestores
Segundo Pruitt, além de lixo, um navio como o Celebration também gera muito resíduo orgânico.
No passado, uma companhia como a Carnival iria moer os restos de alimentos e, seguindo regulações internacionais, descartá-los a 40 milhas náuticas da costa.
Hoje, no entanto, a companhia utiliza uma técnica que envolve biodigestores. Com a ajuda de bactérias, as máquinas digerem todo resíduo orgânico que é colocado em seus tambores, efetivamente eliminando o material.
Assim, a companhia não descarta nenhum resto de alimento no mar desde junho de 2021, disse Pruitt.
No Celebration, 14 biodigestores estão disponíveis próximos a restaurantes, bares e lanchonetes. Cada um deles tem capacidade para digerir até 635 kg de restos de alimento por dia.
Caribe
Inaugurado em novembro de 2022, o Carnival Celebration opera no Caribe. Partindo de Miami durante todo o ano, o navio da Carnival Cruise Line oferece cruzeiros de sete noites para destinos como México, Honduras, Bahamas e Porto Rico.
Com capacidade para mais de 5.200 passageiros, a embarcação conta com cerca de 185 mil toneladas e é uma das maiores atualmente em operação no mundo.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella