Grupo MSC fornece ajuda às vítimas do terremoto na Turquia e Síria

0
MSC Cruzeiros
MSC Cruzeiros

Visando auxiliar a população que sofreu com o terremoto na Turquia e na Síria no início de fevereiro, o Grupo MSC e a Fundação MSC estão fornecendo suporte e apoio às vítimas do desastre. Assim, juntamente às autoridades turcas, Vaticano e Ministério dos Negócios Estrangeiros italiano, a companhia está coordenando diversas ações humanitárias. 

Dentre as ações, o Grupo MSC reuniu artigos de primeiros-socorros e bens de primeira necessidade a serem doados para as vítimas, em colaboração com a Rava Foundation. O navio MSC Aurelia partiu do porto de Nápoles, na Itália, em 16 de fevereiro, tendo como destino o porto de Iskenderun, na Turquia, levando consigo tais itens. 

Desse modo, a embarcação que possui capacidade para 40 caminhões e mais de 400 carros, foi carregada com 60 paletes de itens médicos, alimentos e materiais de higiene pessoal. Roupas quentes, cobertores e brinquedos também foram transportados. Ademais, 50 caixas de roupas térmicas foram enviadas pelo Vaticano.

Itens de primeiros-socorros, alimentos, higiene pessoal e roupas estão sendo doados aos necessitados

O Grupo MSC declarou que o Grupo EcoEridania ajudou com uma doação em espécie, além de auxiliar na parte logística da operação.

Adicionalmente, a intenção é de que o MSC Aurelia sirva ainda como alojamento emergencial. O Grupo MSC colocou à disposição das vítimas atingidas pelo terremoto mais de 1000 leitos. Espaços de lazer, como restaurantes, cinemas e focados no entretenimento com videogames também foram disponibilizados.

Em cooperação com a Agência das Nações Unidas para os Refugiados, a companhia enviou também mais de 100 contêineres com cobertores, colchões, sacos-cama, utensílios de cozinha, bidões e luminárias. Os bens de primeiros-socorros foram transportados a partir da Jordânia, rumo a Gaziantepe, na Turquia, além de outras cidades atingidas pelo desastre. 

Alojamentos temporários foram montados, ainda, pela MSC Turquia no porto de Iskenderum. Dessa forma, contêineres vazios foram colocados à disposição para 300 funcionários do Grupo MSC que foram atingidos pelo terremoto. Esforços para a doação de itens de primeira necessidade para estes trabalhadores também estão sendo feitos.  

As ações humanitárias estão sendo realizadas em parceria com autoridades, governos e fundações

Igualmente à sede turca, o Grupo MSC, em colaboração com o Ministério de Assuntos Internos da Turquia, está fornecendo milhares de contêineres para alojamento temporário às populações de Adiyaman, Gaziantep, Hatay e Kahramanmaras.

A diretora executiva da Fundação MSC, Daniella Pico, reforça a importância das ações realizadas: “Sentimos um forte sentido de obrigação de agir rapidamente para apoiar as pessoas mais necessitadas de todas as formas possíveis. Assim que ocorreu o terrível terremoto na Turquia e na Síria, tomamos medidas imediatas para recolher fundos, mantimentos e alimentos, que podemos entregar nos nossos navios num curto espaço de tempo.” 

Não é a primeira vez que a Fundação MSC e o Grupo MSC estão na linha da frente das operações de ajuda de emergência. Em 2022 fornecemos um financiamento extraordinário no valor de milhões de euros, para oferecer ajuda aos refugiados da Ucrânia e lideramos oito iniciativas de ajuda de emergência em nove países, reforçando as nossas capacidades globais de emergência”, completou.

Texto (©) Copyright Natália Mendonça (adaptado de  MSC Cruzeiros) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e MSC Cruzeiros

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui