Com o início de suas viagens marcado para 2026, o veleiro Orient Express Silenseas foi anunciado pela Orient Express. Ele será considerado a maior embarcação dentro desta categoria em todo o mundo.
O chamado “iate à vela do futuro”, de acordo com a Orient, foi resultado de uma parceria entre a líder mundial em hotelaria Accor e a Chantiers de l’Atlantique, empresa de construção naval.
“Com o Orient Express Silenseas começamos um novo capítulo em nossa história, levando a experiência e a excelência das viagens de luxo e transpondo-as para os mares mais bonitos do mundo. Este excepcional iate à vela, com raízes na história do Orient Express, oferecerá espaços de design refinado e serviços incomparáveis, relembrando a era de ouro dos cruzeiros míticos”, disse Sébastien Bazin, presidente e CEO da Accor.
Bazin ainda afirmou que “a inovação está no coração deste veleiro ultramoderno, que revolucionará o mundo marítimo com novas tecnologias para enfrentar os desafios atuais de sustentabilidade. É um barco projetado para tornar os sonhos uma realidade e uma vitrine do melhor savoir-faire francês”.
“Com uma carta de intenção assinada para a encomenda de dois navios, Chantiers de l’Atlantique tem o orgulho de anunciar uma nova era na indústria de construção naval com o Silenseas. Este conceito, nascido em nossos escritórios de design em 2018, é o ápice de nosso savoir-faire no setor, desde a construção de cascos sofisticados ao design de espaços luxuosos” destacou Laurent Castaing, diretor-gerente da Chantiers de l’Atlantique.
“Além disso, a instalação de três sondas SolidSail, um revolucionário sistema de propulsão eólica de 1.500 metros quadrados, para o qual desenvolvemos e testamos um primeiro protótipo, contribuirá significativamente para a propulsão do navio. Combinado com um sistema de propulsão híbrido movido a gás natural liquefeito (GNL), o Silenseas vai se tornar o navio de referência em termos de operação e design ecológicos”, completou.
Medindo 220 metros de comprimento e 22,3 mil toneladas, cada uma das 54 suítes do Silenseas terá uma área de cerca de 70 metros quadrados. Contará também com uma suíte presidencial de 1,4 mil metros quadrados, com terraço privativo de 530 metros quadrados.
O veleiro terá ainda duas piscinas, uma delas sendo olímpica, dois restaurantes, speakeasy bar e o anfiteatro Cabaret. Serviços oferecendo tratamentos de spa e sessões de mediação estarão à disposição dos passageiros.
O layout e a decoração dos interiores serão projetados pelo renomado arquiteto Maxime d’Angeac. A arquitetura externa ficará aos cuidados da empresa de design Stirling Design International, com sede em Nantes.
A Accor e o Chantiers de l’Atlantique contaram também com a ajuda da Hetland Maritime na criação do Silenseas. Bancos comerciais financiarão em até 70 a 80% de todo o projeto; o valor restante será fornecido por um grupo de sócios no qual a Accor terá uma participação minoritária.
Texto (©) Copyright Natália Mendonça (adaptado de Accor) / Imagens (©) Copyright Accor