Sem operador, navio de cruzeiro permanece fundeado no litoral do Rio de Janeiro

2
Ocean Diamond
Ocean Diamond na baía de Cascais, em foto de arquivo

Após encerrar uma temporada na Antártica, o Ocean Diamond permanece fundeado no litoral do Rio de Janeiro há algumas semanas. 

Sem programação, a embarcação aguarda por uma definição em relação a seu futuro após ver contratos de fretamento cancelados. 

Projetado para cruzeiros de expedição de alto padrão, o Ocean Diamond é parte da frota da SunStone Ships, empresa que se especializa em fornecer navios de cruzeiro para companhias de pequeno porte. 

Atualmente sem operador, o Ocean Diamond vinha, desde 2012, operando fretado à Quark Expeditions. Com seu casco resistente à gelo, costumava operar na Antártica durante as temporadas de verão no Hemisfério Sul.

Também sob contrato de afretamento, o navio vinha passando os verões do Hemisfério Norte na Islândia desde 2016. Operado pela Iceland ProCruises, realizava programação completa na ilha, com itinerários que por vezes também visitavam a Groelândia. 

Apesar de inicialmente planejarem continuar com o navio em suas frotas, ambas as companhias, decidiram abrir mão de operá-lo nos últimos meses. 

Ocean Diamond operando pela Iceland ProCruises

Enquanto a Quark cancelou todos os cruzeiros a bordo do Ocean Diamond para a temporada 2023/2024 que já estavam sendo comercializados, a Iceland Pro abriu mão de renovar seu contrato de fretamento, que venceu em 2022. 

Assim, o Ocean Diamond encontra-se sem programação definida para o restante do ano e está livre no mercado. O site da SunStone Ships, inclusive, o lista como disponível para fretamentos já a partir de maio de 2023. 

Não está claro por quanto tempo o navio deve seguir fundeado em frente ao litoral fluminense.

Em situação semelhante, o Ocean Atlantic – outro navio da empresa que se encontra sem operador no momento – permanece fundeado em Las Palmas, nas Ilhas Canárias, desde a metade de 2022. 

50 anos em 2023 

A serviço da Regent Seven Seas em 2004

Com capacidade para 189 passageiros, o Ocean Diamond completa 50 anos em serviço neste ano. Construído como navio ro-ro no anos 1970, a embarcação foi reconstruída entre 1986 e 1986, com projeto focado em expedições de alto padrão.  

Antes de ser adquirido pela SunStone Ships, o Ocean Diamond também navegou pela Regent Seven Seas e pela Ponant. Por esta última, inclusive, realizou diversos itinerários na América do Sul, visitando também vários portos brasileiros. 

Durante toda a temporada 2022/2023, o navio realizou cruzeiros de expedição na Antártica. Operando para a Quark Expeditions, fez embarques em Ushuaia, na Argentina, para as viagens de aventura que visitaram diferentes pontos do sétimo continente, incluindo o Canal Lemaire, a Ilha King George e mais. 

Após encerrar a programação, o Ocean Diamond fez uma escala técnica em La Plata, também na Argentina, antes de seguir para o litoral do Rio de Janeiro. Neste momento, encontra-se fundeado em alto-mar, em frente à Baía de Sepetiba. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Rui Minas, Iceland ProCruises e Ivo Batricevic

Compartilhar

2 Comentários

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui