A Explora Journeys cancelou recentemente o cruzeiro inaugural de seu primeiro navio, o Explora I. Após ser construída na Itália, a embarcação deveria entrar em operação já no próximo dia 17.
No dia, o Explora I iria iniciar sua temporada inaugural com um cruzeiro de 15 noites para o Norte Europeu. Partindo de Southampton, na Inglaterra, a viagem incluía paradas em diferentes destinos na Noruega e no Ártico.
Segundo comunicado enviado aos passageiros, a decisão pelo cancelamento foi tomada em conjunto com o estaleiro Fincantieri, que construiu o navio.
“Apesar de o navio estar totalmente pronto e nossa equipe estar ansiosa por receber nossos primeiros hóspedes, o estaleiro identificou um problema crítico que precisa de atenção imediata”, disse a Explora Journeys.
“Certos materiais adquiridos de um fornecedor terceirizado não atendem as certificações necessárias e, assim, nós não pudemos receber a entrega do navio como planejado no último dia 6”, acrescentou a companhia.
“Estamos trabalhando em conjunto com o Fincantieri para resolver a situação e nos certificar que o Explora I irá atender aos mais altos padrões já que a segurança dos nossos hóspedes e funcionários é, claro, da maior importância para nós”, finalizou.
Os trabalhos necessários para adereçar a situação devem levar mais algumas semanas, acrescentou a Explora. Como resultado, o navio agora tem entrega prevista para o dia 24 de julho.
Assim, a viagem inaugural do Explora I está agora marcada para o próximo dia 1º. Na ocasião, o navio tem previsto cruzeiro para a Islândia e as Ilhas Britânicas com partida de Copenhagen, na Dinamarca.
Os passageiros afetados pelo cancelamento da viagem inaugural anterior receberão reembolso total, além de um crédito de 30% do valor originalmente pago. O bônus poderá ser usado para novas reservas com a Explora Journeys.
Os hóspedes ainda podem entrar em contato com a companhia para discutir compensações por custos de viagem não reembolsáveis, como tarifas de cancelamento de voos, relacionados ao cruzeiro cancelado.
Segundo adiamento
O cruzeiro inaugural do novo Explora I já havia sido adiado uma vez, em outubro de 2022. Na ocasião, a entrada em operação do navio – antes prevista para maio de 2023 – havia sido passada para a metade de julho do mesmo ano.
Na ocasião, a Explora Journeys afirmou que desafios relacionados a cadeira de suprimentos global dificultaram a construção do navio, causando atraso em sua entrega.
Explora Journeys
Parte do Grupo MSC Cruzeiros, a Explora Journeys foi lançada em 2021 e contará com uma frota de seis navios de médio porte.
Oferecendo uma experiência de luxo, as embarcações terão capacidade para 920 passageiros cada e contarão com características de alto-padrão, incluindo variedade de restaurantes e alta proporção de tripulantes por passageiro.
Encomendados junto ao estaleiro Fincantieri, da Itália, os navios entrarão em operação entre 2023 e 2028.
Veja primeiras imagens do Explora I, o novo navio de luxo do Grupo MSC
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Explora Journeys