Toda a frota da Costa Cruzeiros oferecerá serviço de internet via satélite da Starlink da SpaceX até o final deste ano.
De acordo com a companhia italiana, o Costa Toscana foi o primeiro navio a receber a instalação do serviço de última geração, que deve melhorar a experiência online dos passageiros e tripulação.
Ainda segundo a Costa, a Starlink da SpaceX é líder no fornecimento de internet através da tecnologia de satélites de órbita baixa (LEO, na sigla em inglês).
“A Costa continua compromissada em utilizar soluções inovadoras para aprimorar os serviços a bordo e exceder as expectativas dos passageiros e tripulação”, disse Giuseppe Carino, vice-presidente global de guest experience e onboard revenue da Costa Cruzeiros.
“Graças às capacidades revolucionárias dos satélites de órbita baixa da Starlink, nossos navios terão acesso a conectividade de internet estável e alta velocidade como nunca antes. Nossa meta é transformar a forma como nossos navios operam, entregando uma experiência ainda melhor para nossos hóspedes e passageiros através de uma combinação de diferentes tecnologias, serviços e conexões de banda larga”, acrescentou.
A conexão da Starlink permitirá conexão de alta velocidade a bordo dos navios, acrescentou a Costa, com cobertura global mesmo em áreas remotas. O serviço trará uma experiência melhorada de navegação na web para todos a bordo, com maior facilidade para compartilhamento de conteúdo em tempo real, disse a companhia.
Os benefícios serão sentidos não apenas pelos hóspedes, mas também para a equipe ds navios, que terá comunicação melhorada com os escritórios em terra, otimizando vários aspectos da operação das embarcações e garantindo uma experiência de cruzeiro mais eficiente.
Os tripulantes também terão acesso a conexão “grandemente melhorada”, disse a Costa, com uma conexão mais estável e mais rápida, que permitirá maior contato com suas famílias em terra.
Planos de conexão
No Costa Toscana, e também nos outros navios que receberão o serviço, os hóspedes continuarão contando com planos de conexão pagos.
Segundo a Costa, estarão disponíveis quatro diferentes modalidades de acesso à internet via Starlink.
É possível ativar a conexão apenas para o uso do aplicativo de mensagens WhatsApp, através de um plano batizado “WhatsApp”. Outra opção é o plano “Social”, que permite acesso apenas a aplicativos e sites de redes sociais, como Facebook e Instagram, e de mensagens, como o WhatsApp e o Messenger.
Opção mais completa, o pacote “Full” inclui acesso tanto a redes sociais e aplicativos de mensagem como a sites de notícias, e-mails e outros serviços online.
Os hóspedes ainda poderão acessar a internet de maneira avulsa, pagando apenas pelos minutos em que permanecer conectado.
Starlink na temporada brasileira e restante da frota
O serviço de banda larga será ampliado para o Costa Smeralda nas próximas semanas e a instalação nos outros navios da frota deve ser completada até dezembro de 2023, acrescentou a Costa.
Com isso, espera-se que os navios que realizarão a temporada brasileira 2023/2024 também tenham o serviço disponível durante a operação local.
Entre dezembro deste ano e abril de 2024, o Costa Diadema, o Costa Favolosa e o Costa Fascinosa irão realizar uma série de itinerários no Brasil e América do Sul partindo de portos como Santos, Rio de Janeiro, Itajaí, Salvador e Buenos Aires.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Costa Cruzeiros) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Costa Cruzeiros