Ainda que não tenha planos concretos para ampliar suas operações no Brasil, a Norwegian Cruise Line Holdings avalia essa possibilidade, disse a diretora executiva da empresa no Brasil, Estela Farina.
“Está sempre no radar, a gente sempre avalia”, explicou durante o 5º Fórum CLIA Brasil, que aconteceu no último dia 30 em Brasília.
Com relação aos problemas operacionais enfrentados pelo país, é preciso investir em comunicação para trazer uma experiência positiva para o radar, acrescentou.
Este trabalho deve ser feito junto a uma melhoria geral das condições de negócio no país, que incluem foco em diminuir custos, e aperfeiçoar infraestrutura, por exemplo.
O alto custo operacional, inclusive, é um dos mais importantes fatores para que os navios da Norwegian Cruise Line não venham ao Brasil com mais frequência, disse Farina.
Outros fatores relevantes são infraestrutura, burocracia e segurança jurídica, acrescentou a diretora da companhia.
“São empresas americanas, de capital aberta. Eles não lidam bem com risco, com incerteza. É preto no branco. Você concordou com isso, siga”, disse.
Durante sua participação no painel tendências e perspectivas da indústria de cruzeiros no Brasil e no mundo, Farina ainda citou como impeditivo um imposto sobre consumo cobrado a bordo, que faz com que todas as compras realizadas pelos passageiros a bordo sejam acrescidas de 25% durante a navegação em águas brasileiras.
Próxima temporada
O Brasil tem cidades como objetos de desejo, sendo um “tremendo destino para os cruzeiros”, acrescentou Farina.
“Para a maioria das pessoas é uma experiência muito positiva e é nisso que a gente tende a apostar”, disse.
A Norwegian Cruise Line terá dois navios na América do Sul na próxima temporada, o Norwegian Star e o Norwegian Sun.
Com o Sun navegando exclusivamente pelo Pacífico e Patagônia, apenas o Star viajará por águas brasileiras.
“Eu queria os dois passando por aqui e há oportunidades, há clientes. Mas existem várias coisas envolvidas, além dos custos e dessas situações,” explicou a diretora.
Com passageiros em trânsito, a Norwegian Cruise Line Holdings ainda trará navios da Regent Seven Seas Cruises e da Oceania Cruises ao Brasil na temporada 2023/2024.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e CLIA Brasil