A Royal Caribbean International cancelou um cruzeiro a bordo do Radiance of the Seas no dia que a viagem deveria começar. Os passageiros só foram informados que a viagem não iria ocorrer poucas horas antes do horário agendado para a partida do navio.
De acordo com o Cruise Radio, a companhia norte-americana citou problemas com a propulsão do navio como motivo para o cancelamento.
A situação ocorreu no último dia 1 e afetou cerca de 2,2 mil passageiros, acrescentou o site especializado em cruzeiros.
Na ocasião, o Radiance of the Seas deveria ter partido de Seward, nos Estados Unidos, para um cruzeiro de sete noites pelo Alasca.
Com paradas em Juneau, Skagway, Haines, Ketchikan e Icy Strait Point, o cruzeiro tinha como destino final o porto de Vancouver, no Canadá, e também incluía navegação cênica na Geleira Hubbard.
Cidade fica sobrecarregada com cancelamento
Com o cancelamento da viagem, os passageiros que se preparavam para embarcar em Seward acabaram sobrecarregando a estrutura da cidade, disse um jornal local.
Com população de apenas 2,7 mil pessoas, o pequeno munícipio teve de acomodar, sem planejamento prévio, o dobro das pessoas que normalmente o visitam nesta época do ano.
Problemas mecânicos
Em comunicado distribuído aos passageiros, a Royal Caribbean International informou que o Radiance of the Seas apresentou problemas mecânicos enquanto chegava a Seward.
“Infelizmente, nossas equipes não conseguiram completar os reparos necessários para permitir nossa partida hoje. Como resultado, estamos cancelando o cruzeiro atual”, disse a companhia.
Ainda segundo o comunicado, a falha no sistema de propulsão impacta a velocidade de navegação do Radiance, que entrou em operação originalmente em 2001.
Compensação inclui reembolso e novo cruzeiro gratuito
Os passageiros afetados irão receber um reembolso total do valor pago pelo cruzeiro e também dos valores gastos com excursões, pacotes e outros serviços adquiridos através da Royal Caribbean.
Além disso, os passageiros também irão receber um crédito de cruzeiro futuro no valor do cruzeiro cancelado. Com isso poderão fazer, essencialmente, uma viagem gratuita, usando o bônus para marcar uma nova viagem com a companhia dentro do período de até um ano.
A Royal Caribbean ainda prometeu auxiliar os hóspedes a remarcar seus voos de retorno à casa e ofereceu US$600 para cobrir despesas relacionadas à taxas de mudança e outros gastos relacionados à transporte.
Os hóspedes também puderam permanecer a bordo do Radiance of the Seas, sem nenhum custo adicional, até o dia 3 de setembro.
Segundo cruzeiro cancelado
No último dia 5, a Royal Caribbean International cancelou uma segunda saída a bordo do Radiance of the Seas.
Voltando a citar os problemas de propulsão, a companhia informou o cancelamento aos hóspedes que embarcariam no dia 8 de setembro. Na ocasião, o Radiance deveria partir em novo cruzeiro pelo Alasca e Canadá.
Atracado em Seward desde o dia 1º, o navio deve agora retomar suas operações no dia 15 de setembro.
Travessia cancelada horas antes do embarque
Outro caso semelhante ocorreu em abril, quando o Queen Mary 2 acabou tendo sua travessia atlântica cancelada horas antes do embarque dos passageiros.
Na ocasião, o navio da Cunard Line também enfrentava problemas técnicos que impediram sua partida.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Cruise Radio) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Royal Caribbean International