A partir de dezembro, Paranaguá será ponto de embarque fixo para cruzeiros pela primeira vez. Durante boa parte da temporada brasileira, o porto paranaense será ponto de partida do MSC Lirica, da MSC Cruzeiros. 

A operação deve garantir uma injeção de R$ 20 milhões na economia local, com movimentação de 40 mil turistas, disse o Governo do Estado do Paraná.

Além do MSC Lirica, um segundo navio da MSC Cruzeiros fará para parada em trânsito no porto de Paranaguá, o MSC Musica.

Juntas, as embarcações somarão 16 paradas em Paranaguá, entre os dias 1º de dezembro de 2023 e 8 de março de 2024. 

MSC Lirica

cruzeiros paranaguá
MSC Lirica retorna ao Brasil para embarques em Itajaí e Paranaguá

Em todas as 15 escalas do MSC Lirica, os passageiros poderão começar o cruzeiro em Paranaguá. Após embarcar na cidade, os hóspedes seguem para Itajaí, em Santa Catarina, Punta de Leste, no Uruguai, e Buenos Aires, Argentina. 

Espera-se que cerca de 400 pessoas embarquem no porto paranaense por escala. 

Em outras temporadas, os navios de cruzeiro que passaram por Paranaguá não ofereciam a possibilidade para embarque ou desembarque. A novidade dá conforto aos paranaenses interessados nas viagens e atrai turistas para o Litoral do Estado, disse o governo estadual. 

Entre os 40 mil passageiros que devem passar pelo Litoral em todas as paradas programadas, mais da metade deve ser composta por estrangeiros, e o ticket médio de gasto com turismo de cada pessoa é estimado em mais de R$ 500.

Futuras operações

Além da operação na temporada 2023/2024, a MSC Cruzeiros já confirmou que Paranaguá estará na rota de cruzeiros do ano seguinte. Existe também a possibilidade de outras companhias incluírem o litoral paranaense em seus itinerários, acrescentou o Governo do Estado do Paraná. 

Segundo o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o porto se tornou uma escala permanente de navios de cruzeiro após vários testes com navios de menor porte.

“Faz parte do plano estratégico do governador Ratinho Júnior incentivar e fomentar o turismo no litoral paranaense. Recebemos essa missão e pensamos em soluções que pudessem contribuir neste sentido, por meio do porto de Paranaguá, e incluir a cidade na rota dos cruzeiros foi a medida mais eficaz e atrativa que encontramos”, explicou. 

“Após paradas de embarcações menores, realizamos um teste com um navio de grande porte em novembro de 2022, o MSC Armonia. Foi um grande sucesso e assim pudemos implementar o sistema de maneira permanente em Paranaguá”, disse Garcia.

Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Governo do Estado do Paraná) / Imagens (©) Copyright Governo do Estado do Paraná e Daniel Capella

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *