No último dia 13, a MSC Cruzeiros anunciou a encomenda de mais dois novos navios de cruzeiro realizada juntamente ao estaleiro francês Chantiers de l’Atlantique. A companhia informa que “os dois novos pedidos estarão sujeitos a acesso a financiamento, conforme prática do setor”.

Os dois novos navios pertencerão à classe World e deverão ser entregues em 2026 e 2027. Ainda há a possibilidade de que um quinto navio seja construído para a mesma classe.

Assim como o MSC World Europa, lançado em novembro de 2022, e o MSC World America, com lançamento previsto para 2025, os dois novos navios encomendados pela MSC Cruzeiros serão movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL).

No entanto, os navios Classe World 3 e 4, como estão sendo chamados os novos navios provisoriamente, apresentarão outras novidades quanto à questão energética.

MSC World Europa foi lançado em novembro de 2022

Avanços na eficiência energética

Ambos os navios terão tecnologia shore power, em que há a possibilidade de captar energia elétrica através de cabos conectados à terra, mais especificamente aos portos.

Contarão ainda com a capacidade de utilizar outros combustíveis alternativos, tais como os biocombustíveis, o combustível sintético e o metanol verde. Motores dual fuel de combustão interna, que reduzirão as emissões de metano, e um sistema de recuperação de calor estarão presentes nas embarcações.

Além disso, avanços nos sistemas de tratamento de águas residuais e da gestão de resíduos também contribuirão para uma redução das emissões de carbono.

Pensados para serem uma evolução dos navios da classe World, os novos navios buscam obter desempenho ainda mais elevado do que aqueles apresentados por seus antecessores.

A MSC Cruzeiros destaca que, com relação à eficiência energética, tanto o Europa quanto o America possuem desempenho melhor do que o exigido pelo Índice de Design de Eficiência Energética (EEDI) da Organização Marítima Internacional (IMO).

MSC World America terá seu lançamento em 2025

O Presidente Executivo da MSC Cruzeiros, Pierfrancesco Vago, declarou: “ A classe World é um protótipo verdadeiramente inovador e, juntos, estamos construindo alguns dos navios mais avançados do mundo”.

“Estamos empenhados em pesquisar e investir em futuras tecnologias ambientais à medida que estas se tornem disponíveis, para garantir que continuemos progredindo em nossa jornada de descarbonização para alcançar zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050”, completou Vago.

Laurent Castaing, Diretor Geral do Chantiers de l’Atlantique, afirmou: “Em um momento difícil para a indústria de construção naval europeia, a MSC Cruzeiros demonstrou a sua confiança na nossa capacidade e competência com estas encomendas”.

“Além disso, a MSC Cruzeiros, procurando sempre reduzir o impacto ambiental de seus navios de forma rápida e significativa, aceitou um custo adicional significativo para melhorar a eficiência energética destes novos navios que, de acordo com o índice EEDI da IMO, emitirá 50% menos CO2 do que o valor de referência de 2008 da IMO”, acrescentou Castaing.

Texto (©) Copyright Natália Mendonça / Imagens (©) Copyright MSC Cruzeiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *