Em um importante acontecimento para o mercado de cruzeiros catarinense, Porto Belo voltou a realizar o alfandegamento de um navio após 22 anos.
Em cruzeiro que partiu da Argentina, o MSC Musica foi nacionalizado na cidade no último dia 9. De acordo com a Prefeitura de Porto Belo, cerca de 2,5 mil turistas estavam a bordo.
O alfandegamento é importante para garantir a escala de navios que operam roteiros internacionais e de longo curso. Ao visitar o Brasil, todas as embarcações precisam passar pela operação – que é realizada pela Polícia Federal – no primeiro destino nacional visitado.
Por isso, cidades que não oferecem nacionalização podem acabar ficando de fora dos roteiros.
De acordo com a Prefeitura de Porto Belo, a “luta” pelo alfandegamento na cidade se arrasta por décadas. A última vez que um navio havia realizado a operação na cidade tinha acontecido em 2002.
“A medida abre portas para o aumento de escalas internacionais na cidade e assim, o fomento do turismo, que consequentemente contribui para a economia local”, disse a administração municipal em seu site.
O alfandegamento é foco da Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Porto Belo desde 2017, acrescentou a prefeitura.
O trabalho foi intensificado no último ano, disse o site, através de ações concretas que levaram a essa primeira nacionalização. Trata-se, neste primeiro momento, de uma escala teste, que já foi repetida dia 17 de janeiro.
“Esta é uma grande conquista para Porto Belo (…) que retoma um espaço que luta para manter há muitos anos, como destino turístico de navios. Parabéns à equipe da fundação de Turismo e nossa gratidão também ao prefeito Joel, que luta por esta conquista desde o início da sua vida política, há mais de 20 anos”, disse o prefeito em exercício Ailto Neckel.
Organização
Durante o processo de organização que ocorreu nos últimos anos, houve a construção do Terminal Turístico de Passageiros junto ao Píer Municipal, explicou a Prefeitura de Porto Belo, além da adequação da operação no local e da capacitação dos servidores da área da Segurança Pública.
Ainda foram realizadas reuniões com os órgãos competentes que aprovam a atividade no país e demais grupos de discussão para auxiliar na reformulação da legislação voltada para as instalações portuárias de turismo.
As duas primeiras escalas, realizadas no dias 9 e 17 de janeiro, foram consideradas escalas testes, para que possam ser feitas avaliações, e se necessário, novas adequações no local e serviço prestado.
Com a continuação do alfandegamento confirmada, Porto Belo poderá receber um número ainda maior de escalas internacionais na próxima temporada.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Prefeitura de Porto Belo) / Imagens (©) Copyright Prefeitura de Porto Belo e Daniel Capella