A Azamara Cruises está se despedindo de Santos. Após realizar uma última escala nesta segunda-feira (11/3), a companhia norte-americana não tem retorno previsto ao porto paulista.
Apesar de ter confirmado sua volta ao Brasil e América do Sul na temporada 2024/2025, a companhia deixou Santos de fora de seus itinerários.
Nessa temporada, o Azamara Quest fez três paradas na cidade, entre os meses de dezembro e março. Sempre realizando cruzeiros internacionais, o navio trouxe à cidade passageiros estrangeiros em trânsito.
A escala deste mês é parte de um itinerário de nove noites que navega entre Buenos Aires, na Argentina, e o Rio de Janeiro. No caminho, além de Santos, o navio realiza paradas em Ilhabela e Paraty.
Antes de chegar a Santos, o Azamara Quest já tinha passado por Montevideo e Punta del Este, no Uruguai.
Construído no começo dos anos 2000, o navio tem capacidade para cerca de 700 passageiros e opera cruzeiros premium.
Visitas regulares
Inicialmente parte do Grupo Royal Caribbean, a Azamara Cruises tem sido visitante assíduo de Santos desde sua fundação, em 2007.
Já em sua temporada inaugural a companhia realizou escalas na cidade, chegando, inclusive, a realizar embarques no Terminal Concais para cruzeiros pela América do Sul.
Após algumas idas e vindas, a companhia vinha fazendo escalas regulares em Santos há mais de cinco anos.
Nas últimas temporadas, tanto o Azamara Quest como o Azamara Pursuit e o Azamara Journey estiveram na cidade.
A frota da Azamara Cruises – que se tornou uma empresa independente em 2021 – ainda inclui o Azamara Onward. Antes operado pela Princess Cruises, o navio estreou pela companhia em 2022 e ainda não realizou temporadas na América do Sul.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella