Operado pela AIDA Cruises, o AIDAsol passou pelo Rio de Janeiro durante seu cruzeiro de volta ao mundo.
A escala no Pier Mauá aconteceu no último dia 8, como parte de uma viagem de 117 noites que partiu de Hamburgo, na Alemanha.
Segundo o terminal de cruzeiros carioca, cerca de três mil pessoas estavam a bordo do navio, entre passageiros e tripulantes.
A grande maioria dos hóspedes era proveniente da Alemanha e de outros países de lingua alemã.
Antes de partir para Uruguai, o AIDAsol passou uma noite atracado no Rio de Janeiro, seguindo viagem apenas no dia 9/11.
Com retorno a Hamburgo marcado para a metade de fevereiro, o cruzeiro de volta ao mundo da AIDA Cruises também incluiu uma parada em Salvador, no último dia 6.
Antes de voltar para a Alemanha, o navio ainda irá passar por Argentina, Chile, Polinésia Francesa, Ilhas Cook, Nova Zelândia, Austrália, Ilhas Reunião, Ilhas Maurício, África do Sul e Namíbia.
Já no Hemisfério Norte, o AIDAsol visita também Cabo Verde, Canárias, Madeira, Portugal e Inglaterra.
Despedida do Brasil
A escala marcou a despedida da AIDA Cruises dos portos brasileiros, já que a companhia alemã não conta com outras paradas agendadas para o país.
A situação foi adiantada pelo Portal World Cruises ainda em março e está ligada aos itinerários de volta do mundo da companhia alemã.
Tradicionalmente visitando o Brasil, o cruzeiro teve roteiro modificado para a próxima temporada.
Explorando outras partes do mundo, o itinerário não contará com paradas na América do Sul.
Cruzeiro de volta ao mundo da AIDA Cruises deixa de visitar o Brasil em 2025
Parte da Carnival Corporation e tradicional presença no litoral brasileiro, AIDA chegou a anunciar um novo cruzeiro para o país em fevereiro de 2026.
Com ida e volta para a Alemanha, o itinerário inédito navegaria para diversos destinos no Brasil e Caribe em cerca de 50 noites.
O cruzeiro, no entanto, foi cancelado pela própria companhia pouco após seu anúncio oficial.
No passado, a companhia chegou a planejar uma temporada de cabotagem no Brasil, com cruzeiros partindo de Santos a bordo do AIDAcara.
AIDAcara: companhia alemã chegou a planejar temporada brasileira para o navio
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Pier Mauá e Daniel Capella