A MSC Cruzeiros realizou uma cerimônia a bordo do MSC Seaview para celebrar a abertura da temporada 2024/2025 no Brasil.
O evento aconteceu no Seaside Lounge, durante a chegada ao Porto de Santos, na manhã da última sexta-feira (8/11).
Além de convidados, imprensa e outras autoridades, a cerimônia contou com a presença do Diretor Geral da MSC Cruzeiros no Brasil, Adrian Ursilli, e do Ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho.
Com oferta recorde no país na temporada, a MSC Cruzeiros disponibilizou 210 mil cabines ao mercado brasileiro.
No total, serão realizados 126 cruzeiros partindo de seis portos brasileiros até o final de abril de 2025.
Além de Santos, as viagens nacionais da MSC partem de Rio de Janeiro, Salvador, Maceió, Itajaí e Paranaguá.
“Além de representar um alto contingente de brasileiros e estrangeiros conhecendo os destinos brasileiros, estes números representam um alto impacto econômico,” disse Ursilli.
“Para nós é uma grande honra estar abrindo essa temporada. Sabemos que temos muito trabalho pela frente, mas queremos continuar investindo e aumentando nossa presença no Brasil,” acrescentou o diretor, citando desafios para o futuro do mercado.
“A MSC Cruzeiros trará a maior frota de navios ao Brasil novamente, com sete navios visitando o país nessa temporada,” disse Ursilli.
O executivo também destacou os roteiros ao Nordeste, que serão realizados exclusivamente pela companhia em 2024/2025.
Já o Ministro dos Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho agradeceu à MSC por fomentar os cruzeiros no Brasil, destacando o papel que a companhia desempenha para o setor no país.
Ver essa foto no Instagram
“Para este ano, temos a expectativa de ter uma temporada com mais de 800 mil passageiros únicos, o que é um ganho significativo para o Brasil”, acrescentou o ministro.
“Tenho muita confiança que nesses próximos dois anos iremos chegar a mais de um milhões de passageiros únicos. Esse é um desafio que estamos perseguindo,” concluiu Costa Filho, colocando o governo à disposição para ajudar as companhias.
Além do MSC Seaview, a temporada brasileira da MSC Cruzeiros também inclui o MSC Grandiosa, que se tornou o maior navio da história a visitar o país em 2023, e retorna ao país no começo de dezembro.
O MSC Splendida, o MSC Armonia e o MSC Orchestra também realizarão embarques em portos no Brasil.
Outros dois navios, o MSC Poesia e o MSC Magnifica, ainda passam pelo litoral nacional durante a temporada.
“Estamos investindo muito no Brasil. Essa temporada terá 861 mil leitos sendo ofertados, com 204 roteiros e nove navios”, disse o Presidente Executivo da CLIA Brasil Marco Ferraz.
“É uma temporada robusta, bem parecida com a do ano passado”, acrescentou, destacando o papel das companhias como embaixadoras do Brasil.
“Eles vendem, com todas as dificuldades, o nosso país, de forma a atrair os navios para cá e termos embarcações de primeira linha na nossa costa”, disse Ferraz, se referindo aos executivos brasileiros das empresas.
Abertura da temporada em Santos
A cerimônia a bordo do MSC Seaview também marcou a abertura da temporada de cruzeiros em Santos.
A partir de agora, o Terminal Concais recebe navios regularmente até o final de abril, com cerca de 100 dias de operação previstos.
“Em Santos, nós celebramos uma temporada que começa agora e trará 14 navios para o porto, com 152 escalas. Devemos bater novo recorde e receber mais de um milhão de trânsito de passageiros em 2024-25,” disse o Diretor de Operações do Porto de Santos, Beto Mendes.
Com o MSC Seaview atracado no Cais de Outeirinhos, o Capitão dos Portos do Estado de São Paulo, Comandante Marcos André Souza, destacou o apoio da Marinha do Brasil aos cruzeiros.
“Manifesto nossa satisfação em oferecer nossos homens, embarcações e militares para prestar toda a assistência possível de forma a garantir uma temporada segura e organizada,” disse.
O Portal WorldCruises.com embarcou à convite da MSC Cruzeiros e agradece pela oportunidade!
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella