Em escala no último dia 19, o Artania se tornou o primeiro navio de cruzeiros a visitar o porto de Rio Grande na temporada 2024/2025.

De acordo com a Portos RS, o navio atracou por volta das 6h, levando cerca de mil passageiros, em sua maioria alemães, ao destino gaúcho.

Cerca de mil passageiros alemães estiveram em Rio Grande

Realizando um cruzeiro de volta ao mundo, o Artania é operado pela Phoenix Reisen e partiu da Alemanha no final do mês de dezembro.

Além de Rio Grande, o navio passou por diversos destinos brasileiros durante o itinerário, incluindo Recife, Maceió, Rio de Janeiro e Ilhabela. Após a escala no porto gaúcho, o navio seguiu para Punta del Este, no Uruguai.

Navio realiza cruzeiro de volta ao mundo

Construído nos anos 1980, o Artania é um dos mais antigos navios de cruzeiro atualmente na ativa. Com capacidade para cerca de 1,2 mil passageiros e também operou para a Princess Cruises e para a P&O Cruises.

Receptivo com dança gaúcha

De acordo com a autoridade portuária, a chegada do Artania ao Rio Grande foi marcada por uma recepção especial organizada pela Portos RS.

Hóspedes foram recebidos com dança típica gaúcha

No cais, os turistas puderam acompanhar uma apresentação cultural promovida pelo grupo CCN Sentinela do Rio Grande, que exibiu danças típicas gaúchas. Além disso, os visitantes puderam experimentar a jeropiga, bebida tradicional da região, e explorar artesanatos locais que estavam disponíveis para compra no local.

“O evento demonstra o potencial do porto do Rio Grande para impulsionar o turismo regional, integrando cultura e economia local. A temporada de cruzeiros promete movimentar o setor, beneficiando a comunidade e promovendo as tradições gaúchas para visitantes de todo o mundo”, afirmou a Portos RS.

Artania Rio Grande
Navio da Phoenix Reisen seguiu viagem para o Uruguai

O próximo navio a chegar ao Rio Grande do Sul durante a temporada 2024/2025 é o Amera. Também operado pela Phoenix Reisen, a embarcação tem escala marcada para o dia 16 de fevereiro.

Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Portos RS) / Imagens (©) Copyright Rodrigo de Aguiar/Portos RS