O Majestic Princess não irá mais escalar Santos na próxima semana. A escala, que estava marcada para o dia 6, marcaria o retorno da Princess Cruises à cidade após mais de cinco anos mas acabou cancelada pela companhia.

O navio também ia ser o primeiro a chegar ao Terminal Concais em um cruzeiro de longo-curso na temporada 2024/2025. Apesar da estação ter começado em novembro de 2024, apenas navios em operação de cabotagem – os da temporada nacional – visitaram Santos até agora.

Com passageiros estrangeiros em trânsito, os cruzeiros de longo-curso são os que realizam itinerários internacionais, com viagens começando e terminando em países diferentes.

Os itinerários costumam ser realizadas por navios de alto padrão como o próprio Majestic Princess, que opera no segmento premium do mercado de cruzeiros.

Em situação inédita, Santos está há cerca de nove meses sem receber nenhum navio em longo-curso. O último a visitar a cidade foi o Celebrity Eclipse, ainda em abril de 2024.

Santos só volta a receber navios em trânsito em 2025

Desde então, mesmo que outros destinos nas região Sul e Sudeste – como Ilhabela, Rio de Janeiro e até Balneário Camboriú – tenham recebido dezenas de escalas do tipo, nenhum navio incluiu Santos em seus roteiros.

Com o cancelamento da parada do Majestic Princess, o primeiro navio a visitar Santos em longo-curso deve ser o Seven Seas Splendor, da Regent Seven Seas Cruises. A embarcação de alto luco tem escala prevista para o dia 21 de janeiro de 2025.

Para ver a programação completa de navios de cruzeiro em Santos, clique aqui.

Majestic Princess na América do Sul

Cruzeiro do Majestic Princess acaba no terminal da Princess Cruises no Porto Everglades, em Fort Lauderdale

Navegando na região pela primeira vez, o Majestic Princess realiza cruzeiro posicional entre a Califórnia e a Flórida após completar uma temporada na Costa Oeste dos EUA.

Durante a viagem, a embarcação – que entrou em operação em 2017 – realiza um cruzeiro de 51 noites que navega entre Los Angeles e Fort Lauderdale.

O itinerário via Cape Horn pode ser dividido em três trechos diferentes. O atual partiu de Buenos Aires nesta sexta-feira (3/1) e segue para a Flórida.

Sem a escala em Santos, o itinerário inclui parada em Montevideo, no Uruguai, antes de seguir para outros dois destinos no Brasil: Rio de Janeiro e Fortaleza.

Antes de encerrar o cruzeiro no Porto Everglades, o Majestic Princess ainda faz escalas em Dominica e St. Kitts, no Caribe. O itinerário de 18 dias ainda inclui um total de onze dias de navegação.

Majestic Princess

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagem (©) Copyright Princess Cruises e Daniel Capella