Maior navio de cruzeiros a visitar a região Norte do Brasil na temporada 2024/2025, o Aurora atracou em Manaus no último dia 28.

Operado pela P&O Cruises, o navio passou pelo porto amazonense durante um cruzeiro para a Amazônia e Caribe que partiu do Reino Unido no começo do mês.

De acordo com a Agência Amazonas, cerca de 1,7 mil passageiros estrangeiros, além de pouco mais de 750 tripulantes, estavam a bordo do navio.

Para recepcionar os turistas, a Amazonastur organizou uma operação especial que contou com apresentações culturais, entrega de materiais promocionais e atendimento bilíngue.

Em parceria com a Policiamento Turístico (CPTur), a secretaria também realizou ação integrada de fiscalização para verificar a regularidade de guias de turismo.

Aurora Manaus
Aurora chega para escala em Manaus

A ação teve como objetivo garantir a qualidade dos serviços prestados aos visitantes, disse a técnica de fiscalização da Amazonastur, Isabelli Nogueira.

“Estamos realizando um trabalho de fiscalização e sensibilização para que os nossos prestadores de serviço turístico estejam devidamente cadastrados no sistema Cadastur. Para que, quando o nosso turista chegar na capital amazonense, ele se sinta mais seguro e acolhido com os nossos prestadores de serviços devidamente cadastrados, como guias de turismo, agências e transportadores,” explicou.

O receptivo ainda contou com reforço policial, disse a Agência Amazonas, de forma a garantir a segurança e o bem-estar dos visitantes.

“A companhia praticamente dobrou seu efetivo para poder atender bem, para receber os turistas e estar próximo deles. Acredito que terão uma boa experiência aqui no nosso centro histórico, que possam compartilhar isso com amigos e familiares. E que esses, por sua vez, também tenham a vontade de conhecer a nossa capital amazonense,” disse o capitão da Polícia Turística (Politur), Thiago Mansano.

Em Manaus, a temporada de cruzeiros segue até maio e tem previsão de incluir um total de 15 escalas. De acordo com a Agência Amazonas, aproximadamente 20 mil turistas devem chegar ao estado, gerando impacto econômico de cerca de R$ 3 milhões.

Cruzeiro de 65 noites

O Aurora passou por Manaus durante um cruzeiro de 65 noites que partiu de Southampton, na Inglaterra, no dia 6 de janeiro de 2025.

Com retorno ao Reino Unido marcado para 12 de março, o itinerário inclui diversas paradas em destinos na Amazônia, Caribe e América do Norte. No Brasil, além de Manaus, a embarcação passa por Macapá, Parintins e Santarém.

Operado pela P&O Cruises, o Aurora serve o mercado britânico e entrou em operação em 2000. Com capacidade para cerca de 2 mil passageiros, foi projetado para cruzeiros premium e é um dos navios da companhia reservados a maiores de 18 anos.

Na temporada 2025/2026, o navio retorna ao Brasil em novo cruzeiro pela América do Sul partindo da Inglaterra. Dessa vez, no entanto, o navio visita destinos no Nordeste e Sudeste como Recife e Santos. Confira mais informações e a lista completa de paradas:

Com escalas em Santos e Búzios, Aurora visita o Brasil em 2025/2026

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Agência Amazonas) / Imagens (©) Copyright Amazonastur