Diferente de outras cidades da região, como Búzios e Cabo Frio, onde os navios ficam fundeados, em Arraial do Cabo, as embarcações poderiam atracar em um porto |
A cidade de Arraial do Cabo está agindo nos bastidores para se tornar um ponto de escala para navios de cruzeiro. Para que as escalas possam acontecer, é preciso de diversas liberações e autorizações. Algumas delas, como o ‘documento de nada a opor’ do ICMBio- Instituto Chico Mendes de Biologia e a autorização para operação da RESEXMar- Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo já foram obtidas
“A vantagem de o navio descer aqui é o marketing gerado a imagem de Arraial do Cabo. Preparar-nos com um bom receptivo, de maneira estrutural, causando o menor transtorno possível. A ancoragem de um navio funciona como uma promoção dos nossos ecossistemas e das cores dos nossos mares, por exemplo”, disse, Paulo Ribeiro, Secretário de Turismo.
Praia do Forno, próxima ao porto de mesmo nome |
O Porto do Forno será o local onde os passageiros e tripulação desembarcarão e também servirá como área de apoio e recepção. A prefeitura afirma que a COMAP- Companhia Municipal de Administração Portuária, está “preparando as instalações para dar maior comodidade aos turistas a partir do próximo verão”.
Segundo o Presidente do Porto do Forno, Renato Vianna, a chegada dos navios à cidade, fomenta o comércio local e cria oportunidades variadas de atividades para o povo cabista como o mercado do mergulho, passeios de barco, city tour, traslados.
“Com o porto organizado e licenciado para atividades de embarque e desembarque de passageiros, a cidade poderá se consolidar como destino turístico de qualidade de operadoras mundiais. O apoio total da infraestrutura portuária dará segurança para a organização e gestão das operações (…)”, afirmou Renato.
Para o prefeito, Renatinho Vianna, esse interesse é um resultado de ações constantes para o crescimento socioeconômico do município. “Arraial do Cabo é uma cidade repleta de potencial turístico, mas parece que antigas gestões não atentavam para isso. Em apenas dois meses, ações que estamos implementando e provocando estão mudando a visão dos turista do nosso município. Quero a população mais perto dessa mudança, quero o trade turístico envolvido, o que estamos trabalhando é para a nossa cidade ser conhecida por tudo de grandioso que possui”, destacou o prefeito.
Uma opção para Búzios ,se atender o interesse das empresas que é custo zero na escala , e tiver atrações para excursões que gerem bom lucro , com certeza sera escolhido.
Em 2002 no Rhapsody (MSC) escalamos esta praia, mas o nome nos roteiros constava Rhapsody Beach. A praia é linda.