Abrindo a Temporada de Cruzeiros 2017/2018 no Amazonas, o Astoria chegou a Manaus no final de setembro. Operado pela francesa Rivages du Monde, o navio escalou na cidade no dia 22, uma sexta-feira. A bordo, estavam aproximadamente, 570 pessoas, entre passageiros e tripulação.
Escalando Manaus pela primeira vez com esse nome, o Astoria iniciou seu cruzeiro em Marselha, na França. Após pernoitar em Manaus, seguiu rumo a Point-a-Pitre, Guadalupe, no Caribe, no dia 23.
Para marcar a escala inaugural, o comandante do navio recebeu uma ‘placa de Boas-Vindas’, ofertada pela Manauscult, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos. O receptivo dos turistas também foi feito pelo órgão municipal, em parceria com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), além da Polícia Militar. Na ocasião foram prestadas orientações e distribuídos guias bilíngues, além de artesanato indígena por agentes dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs).
Confira mais fotos da escala:
Astoria é um dos navios mais antigos em operação
Inaugurado em 1948, o Astoria é um dos navios de cruzeiro mais antigos ainda em serviço. Originalmente sueco, o já utilizou dezenas de nomes diferentes, e foi protagonista de um dos episódios mais famosos da navegação mundial.
Com o nome Stockholm, em 1956, colidiu com o célebre transatlântico italiano Andrea Doria. O navio realizava rota entre Gothemburgo, na Suécia, e Nova Iorque, nos EUA. Com capacidade para mais de 1,200 passageiros, o navio italiano naufragou após o choque, causando a morte de 50 pessoas.
O incidente aconteceu no largo de Nantucket, em Massachusets, nos EUA. As investigações concluíram que a principal causa da batida foi a intensa neblina na região, somada a erros da tripulação de ambos os navios.
Desde 2015, o navio é operado pela Cruise & Maritime Voyages, e ganhou o nome atual em 2016. A companhia de cruzeiros britânica costuma fretar o navio durante parte do ano para a Rivages du Monde, operadora de viagens francesa.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Manauscult) | Imagens (©) Copyright Daniel Capella