Aconteceu na última sexta-feira (14), a reabertura do Pier do Povo, no centro de Búzios. A prefeitura da cidade, por meio de sua Secretaria de Obras e Saneamento, realizou uma obra de reforma no equipamento. O píer é um dos locais onde atracam os tenders dos cruzeiros no balneário fluminense.

De acordo com a administração municipal, o objetivo da intervenção foi ‘proporcionar mais comodidade para receber as embarcações dos pescadores. Além disso, irá melhorar o apoio aos aquataxistas e também o local para visitação dos turistas’.

Para celebrar a conclusão da reforma, compareceram ao local, além do prefeito André Granado, a guarda mirim de Búzios, e a deputada federal Soraya Santos. Também o deputado eleito Serginho, além de moradores, pescadores, secretários e imprensa.

A licença de reabertura do Pier foi emitida pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU), por meio da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). 

Cruzeiros em Búzios

Porto Veleiro

Sem um porto, Búzios recebe os passageiros dos cruzeiros através do serviço de tenders. As lanchas dos próprios navios, ou outras contratadas para a operação, transportam os hóspedes entre o navio – fundeado em pontos pré-determinados – e a costa da cidade.

A Orla Bardot conta com dois pontos para recebimento dos passageiros. Um deles é particular, conhecido como Porto Veleiro, enquanto o outro é público, o agora reinaugurado Píer do Povo. 

Ambos servem para o atraque das lanchas de transporte dos navios mas contam com instalações diferentes. Enquanto o particular, administrado pela iniciativa privada, traz infraestrutura completa, com píer coberto, lojas, banheiros e estrutura de apoio com restaurante e bar, o público serve apenas para o atraque das lanchas.

Píer do Povo

Sem nenhuma estrutura adjacente, não conta com cobertura nem serviços adicionais. Ainda é dividido diretamente com outras operações, como a dos aquatáxis. 

Cabe às companhias de cruzeiro escolher o píer que irão utilizar durante suas escalas na cidade. Até o dia da reinauguração do Píer do Povo, no entanto, o píer privado era a única opção disponível para os navios. 

Texto (©) Copyright Prefeitura de Búzios e Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *