O Porto de Ilhéus pode ser retirado dos itinerários dos navios de cruzeiro na próxima temporada. A informação foi repassada pelo vice-prefeito, José Nazal Pacheco Soub, durante um programa de rádio local.
De acordo com Soub, a Costa e a MSC, ameaçam cancelar as escalas caso não tenham suas reivindicações atendidas. Atualmente, as duas companhias são as únicas que escalam a cidade com regularidade e gostariam de melhorias no atendimento de seus navios.
Um dos pedidos é que os cruzeiros tenham prioridade para atracar no porto, ainda de acordo com o vice. Atualmente, a CODEBA, que administra o Porto de Ilhéus, entende que os navios de carga também são prioridade.
“Perdi o sono com essa informação, de uma fonte segura. Agora precisamos unir forças, para que juntos possamos aferir, conferir e intervir para que isso não aconteça”, contou Soub a O Tabuleiro.
Deputado garante continuidade de escalas
Um grupo de representantes dos armadores e da CLIA esteve em Ilhéus na semana passada. Os executivos se encontraram com autoridades municipais e estaduais para avaliar a situação do porto.
O deputado estadual baiano Eduardo Salles esteve presente e garantiu a continuidade dos cruzeiros. Também em um programa de rádio local, Salles disse que as escalas da próxima temporada seguirão como planejado.
De acordo com o político, o porto precisa de dragagem e da ampliação de seu píer. A CODEBA, no entanto, já conta com o orçamento para a obra, aguardando apenas autorização do Ibama para começar a realizá-la, disse.
“Conversamos com o prefeito para melhorar a recepção. Todos os envolvidos estão satisfeitos com o compromisso e condições. Vamos continuar recebendo 75 mil passageiros”, detalhou a O Tabuleiro.
Além de representantes da Costa, MSC e CLIA, a reunião contou com a participação de Giovani Andrade, da Capitania dos Portos da Bahia, Giovani Andrade e de Robson Farias, comandante da 68ª Companhia de Polícia Militar. Também estiveram presentes os secretários municipais Fábio Manzi, da Cultura e Turismo; Atila Docio, da Infraestrutura e Defesa Civil e Gilson Nascimento, da Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade.
Até 2021, Ilhéus também tem agendadas escalas da alemã Phoenix Reisen e da norte-americana Holland America Line.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com info de O Tabuleiro) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella
Ilhéus já foi um destino atraente, hoje não vejo mais esse destino como interessante..