A temporada em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, segue a todo vapor. Até o fim da estação, em 9 de abril, o arquipélago receberá 59 escalas. Desde dezembro, já passaram pelo arquipélago dezesseis viagens.

Em pouco mais de um mês, foram recebidos aproximadamente 80 mil visitantes, entre eles passageiros e tripulantes. De acordo com a prefeitura local, a cidade segue preparada para receber o fluxo dos turistas de cruzeiros. A expectativa é receber 240 mil passageiros até o final da temporada.

Um dos destaques é a ocorrência da escala de múltiplos navios no mesmo dia. No dia 25,  por exemplo, Ilhabela recebe escala tripla, com a chegada do Balmoral (foto), da Fred. Olsen, do Costa Pacifica, da Costa, e do MSC Fantasia, da MSC.

Outro destaque são as escalas de navios em cruzeiros internacionais com passageiros em trânsito. Ilhabela recebe em fevereiro o Volendam, da Holland America Line, e o Island Princess, da Princess Cruises, bem como o Celebrity Eclipse, da Celebrity Cruises.

Posteriormente ainda terá escalas do Amera, da Phoenix Reisen, do Azamara Pursuit, da Azamara Cruises, e do Hanseatic, da Hapag-Lloyd. Completam a lista de navios em trânsito o Seabourn Quest, da Seabourn, e o Scenic Eclipse, da Scenic Tours. 

Segundo a Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), o gasto médio por passageiro em uma cidade brasileira é de R$ 581,35. Dessa forma, a economia de Ilhabela deve receber uma injeção estimada em R$ 140 milhões, o dobro do total arrecadado na temporada 2018/2019.

“A cada navio que chega, temos uma base de quatro mil pessoas, entre passageiros e tripulantes, circulando em nossa cidade, conhecendo nossas belezas, apreciando nossas praias e movimentando o comércio local de produtos e serviços, gerando emprego e renda no município”, disse a prefeita Maria das Graças Ferreira, a Gracinha.

Novidades favorecem turismo e artesãos locais

Nessa temporada, a cidade preparou novidades para receber os turistas de navios. “Além dos passeios já tradicionais, inserimos a venda do Tour Histórico, feito pelos monitores e guias que formamos em outubro e a locação de bicicletas de empresas locais, já que nossa ciclovia é linda”, afirmou Bianca Colepicolo, secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo do município.

“Também unimos os artesãos cadastrados na Vila em um espaço amplo e iluminado, onde ocorrerá o desembarque de jipes e vans. Essa nossa ‘Vila do Artesanato’ proporciona aos artesãos que passam o ano todo trabalhando, sejam prestigiados e vendam mais, inibindo clandestinos que só aparecem na temporada”, completou Bianca, frisando que as ações visam aumentar a renda dos cidadãos locais. 

Texto (©) Copyright Prefeitura de Ilhabela (adaptado) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *