Com previsão de início em 2020/2021, a temporada brasileira deveria ser uma das maiores dos últimos tempos. Antes da COVID-19, a previsão era que sete navios ficassem dedicados ao público brasileiro, enquanto outros dois realizariam cruzeiros regulares no país.
A pandemia, no entanto, mudou o cenário em sua totalidade. Com os casos do novo coronavírus ainda crescendo em todo o território nacional, o Brasil está sendo excluído de itinerários. Das três companhias que operariam regularmente no país, uma entrou em recuperação judicial e outra cancelou sua temporada inteira.
Assim, apenas a MSC Crociere deve oferecer embarques para o público local em 2020/2021. A companhia italiana, no entanto, também adequou seus planos para o novo cenário, diminuindo oferta e trocando navios.
Dessa forma, dos nove navios originais, oito tiveram suas vindas canceladas, enquanto outros dois foram substituídos e tiveram seus roteiros alterados. Confira detalhes:
Costa Luminosa –
Roteiro original: Prata e mini-cruzeiros
Embarque: Santos e Itajaí
Status: Cancelado totalmente
Detalhes: No último dia 7, a Costa decidiu cancelar toda a sua temporada na América do Sul, incluindo os itinerários programados para o Costa Luminosa. A companhia italiana está oferecendo aos passageiros a possibilidade de solicitar reembolso do valor pago ou utiliza-lo como crédito em uma nova reserva. Confira detalhes neste link.
Costa Fascinosa –
Roteiro original: Nordeste, Sudeste e mini-cruzeiros
Embarque: Santos e Salvador
Status: Cancelado totalmente
Detalhes: A programação brasileira do Costa Fascinosa foi cancelada pela Costa Crociere em 7 de setembro. Citando a pandemia e a experiência a bordo, a companhia decidiu não operar nenhum dos cruzeiros que estavam previstos para a temporada 2020/2021 na América do Sul. Quem tinha reserva pode optar por reembolso ou crédito para cruzeiro futuro. Clique aqui para ler mais sobre o cancelamento.
Costa Pacifica –
Roteiro Original: Prata e Sudeste
Embarque: Rio de Janeiro e Buenos Aires
Status: Cancelado totalmente
Detalhes: O Costa Pacifica também teve toda a sua temporada sul-americana cancelada no último dia 7. Além de visitar o Brasil regularmente com hóspedes argentinos, o navio também realizaria embarques no Rio de Janeiro. Agora, nenhuma das operações ocorrerá. Os passageiros que já haviam feito reservas para o Pacifica poderão pedir reembolso do valor pago ou convertê-lo em crédito para uso em nova reserva. Mais detalhes estão disponíveis neste link.
Sovereign/Soberano –
Roteiro Original: Mini-cruzeiros para Búzios e Balneário Camboriú
Embarque: Santos e Rio de Janeiro
Status: Cancelado totalmente; navio desmontado
Detalhes: Operada em parceria entre a Pullmantur e a CVC, a temporada do Sovereign no Brasil foi cancelada. Em 27/6, pouco depois da Pullmantur ter entrado em recuperação judicial na Espanha, a CVC anunciou que deixaria de vender os itinerários, cancelando também as reservas que já haviam sido feitas. Quem tinha comprado cabines no navio teve a opção de remanejar seu cruzeiro para outro navio ou receber um crédito da CVC. Pouco depois, o Sovereign foi encalhado na Turquia para processo de demolição, que já se encontra em estágio avançado. Clique aqui para ler mais sobre o cancelamento.
MSC Grandiosa –
Roteiro original: Nordeste e Sudeste
Embarque: Santos e Salvador
Status: Navio substituído; cruzeiros mantidos com alterações
Detalhes: MSC decidiu cancelar a vinda do navio ao Brasil, mas não cancelou os roteiros programados. Em vez disso, passou os cruzeiros para o MSC Seaview, que já se encontra no Brasil, modificando também os itinerários, que ganharam escala em Maceió. Quem já tinha reserva foi transferido para o novo navio automaticamente, recebendo compensação pela mudança. Veja mais detalhes neste link.
MSC Fantasia –
Roteiro Original: Prata
Embarque: Santos
Status: Navio substituído; cruzeiros mantidos com alterações
Detalhes: Assim como o Grandiosa, o MSC Fantasia foi substituído por outro navio para a temporada. Já no Brasil, o MSC Musica assumirá a programação originalmente anunciada para o Fantasia, mas com alterações. Os itinerários, que incluíam duas paradas no Uruguai e pernoite em Buenos Aires, foram mudados para incluir escala em Itajaí, onde também haverá embarque. Assim, apenas uma parada no Uruguai foi mantida e o tempo na Argentina foi encurtado. Quem já tinha reservas no Fantasia foi transferido automaticamente para o Musica, com direito a compensação pela alteração. Clique aqui para ler mais.
MSC Sinfonia –
Roteiro Original: Prata
Embarque: Itajaí
Status: Embarques mantidos com alterações; navio transferido para Buenos Aires
Detalhes: Os roteiros que partiriam de Itajaí, Buenos Aires e Montevideo foram cancelados totalmente, enquanto o MSC Sinfonia assumiu a programação do MSC Orchestra na América do Sul. Os embarques em Itajaí, no entanto, foram mantidos parcialmente, com o MSC Musica. Baseado em Santos, o navio embarcará também no porto catarinense, para cruzeiros ao Prata de itinerário similar. Os hóspedes que já tinham reserva foram transferidos para o novo navio, com direito a compensação pela mudança. Clique aqui para ler mais.
MSC Orchestra –
Roteiro Original: Brasil desde a Argentina
Embarque: Buenos Aires
Status: Navio substituído
Detalhes: A vinda do navio para a América do Sul foi cancelada, mas os cruzeiros foram mantidos. Já na região, o MSC Sinfonia assumirá os itinerários, que partem de Buenos Aires com destino ao Brasil. Mudanças pontuais foram realizadas nos roteiros e as reservas foram transferidas automaticamente. Mais detalhes estão disponíveis neste link.
MSC Preziosa –
Roteiro Original: Mini-cruzeiros, Prata, Sudeste e Nordeste
Embarque: Santos (mini-cruzeiros) e Rio de Janeiro
Status: Mantido sem alterações
Detalhes: O navio é o único que teve sua temporada original mantida. Até o momento não estão previstas alterações para a programação, que inclui mini-cruzeiros desde Santos e Rio de Janeiro, além de cruzeiros ao Prata e Nordeste partindo deste último. O Preziosa deve se tornar, inclusive, o primeiro navio a realizar embarque no Brasil no pós-pandemia. Seu primeiro cruzeiro da temporada está previsto para 15 de Novembro.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Costa e Daniel Capella