Três novos destinos para navios de cruzeiro podem ser criados na Bahia. Além de Salvador e Ilhéus, a Secretaria Estadual do Turismo quer incorporar Morro de São Paulo, Barra Grande e Itaparica nas rotas das embarcações.

De acordo com o órgão, estudos com este fim estão sendo realizados nos destinos e também junto à Capitania dos Portos. A proposta integra as ações do Governo do Estado da Bahia para incrementar as atividades turísticas e foi discutida na quarta-feira (28/7). 

Na ocasião, a pasta de turismo estadual se reuniu com a CLIA Brasil e as prefeituras dos municípios. 

Secretaria de Turismo da Bahia se reuniu com prefeituras e CLIA Brasil

“Estamos aqui para intermediar no que for necessário, apostando que essas novas operações se tornem uma realidade. Os cruzeiros trazem um grande número de passageiros que circulam durante um dia pelos destinos, consumindo em restaurantes, comprando em lojas de souvenirs e, assim, movimentam a economia da região”, declarou o secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar.

Segundo o presidente da CLIA, Marcos Ferraz, os cruzeiros contribuem também para dar visibilidade aos destinos. “Nossa pesquisa aponta que 87% das pessoas que viajam de navio retornam aos locais onde desembarcaram, em outras oportunidades”, disse. 

Pontos de fundeio e batimetria pendentes

De acordo com o governo estadual, as três cidades já contam com píer adequados para a operação dos cruzeiros. Outras avaliações, no entanto, ainda são necessárias para a chegada dos navios.

Estudos de batimetria, que levantam a profundidade do mar, e determinação dos pontos de fundeio estão entre as pendências. 

Como noticiado por nós anteriormente, a Bahia ainda estuda incluir Porto Seguro na rota dos cruzeiros. A cidade já tem cinco escalas teste marcadas para 2022, com navios de pequeno porte. 

Porto Seguro receberá cinco escalas em 2022

Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Governo do Estado da Bahia) / Imagens (©) Copyright Turismo da Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *