Cerca de 130 mil passageiros já tinham embarcado em um cruzeiro no Brasil antes da suspensão da temporada 2021/2022. A informação é da CLIA Brasil, associação que reúne companhias de cruzeiro e outros players do setor.
Suspensa em 3 de janeiro, a temporada de cruzeiros havia começado em 5 de novembro e previa movimentar um total de 386 mil hóspedes até abril.
Marcando a retomada de operações na costa brasileira após quase dois anos de pandemia, a estação ainda tinha planejados 107 roteiros em águas nacionais, com 392 escalas em diversos destinos do país.
Com a suspensão operacional estendida novamente no último dia 15, boa parte destas paradas e cruzeiros já foi cancelada. Atualmente, a previsão é voltar a navegar apenas após o dia 4 de março.
Cinco navios estão no Brasil aguardando a retomada, incluindo o Costa Diadema e o MSC Seaside – que estrearam em águas nacionais nessa temporada. Sete mil tripulantes estão a bordo das embarcações, entre estrangeiros e brasileiros.
Menos de 1% dos envolvidos teve COVID-19
De acordo com a CLIA Brasil, durante o período em que operaram, os navios de cruzeiro registraram cerca de 1.100 casos de COVID-19.
Ainda segundo a associação, o número representa menos de 1% do total das pessoas atendidas, incluindo hóspedes e tripulantes.
No mundo, mais de 6 milhões de pessoas navegaram em quase 90 países desde que os cruzeiros retomaram suas operações com sucesso.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de CLIA Brasil) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella